Realizada no sábado, 30, e domingo, 31 de agosto, nas quadras de areia da Arena Set Point de Erechim, a etapa de inverno do Circuito das Estações de Vôlei de Praia URI Erechim.
Quarenta e duas duplas participaram da competição nas categorias masculino (open intermediário e avançado) e feminino (open e sub 18). A organização do torneio foi de acadêmicos e professores do Curso de Educação Física, juntamente com a Arena Set Point.
O Circuito contempla quatro etapas a serem realizadas até dezembro, contribuindo para o fomento da modalidade e proporcionando a prática desportiva como lazer e confraternização entre os participantes.
Os acadêmicos do Curso de Educação Física, Deyvidi Ferreira Pacheco e Matheus Felippio, atuam na organização geral do circuito e ressaltam a importância das diferentes categorias para nivelar o desempenho técnico e atrair mais participantes. "É uma oportunidade única para fortalecer o Vôlei de Praia em nossa região", destaca Deyvidi.
Matheus ressalta que “cada participante de nosso Circuito tem um papel importante na construção de um futuro promissor para o esporte. Participar de eventos como este é uma oportunidade incrível para trocar experiências, aprender com os mais experientes e, acima de tudo, se divertir. Vamos juntos fortalecer essa comunidade e fazer do Vôlei de Praia uma paixão ainda maior em nossa região”.
Conforme o coordenador do projeto, professor José Luis “Nino” Dalla Costa, “conectando a teoria com vivências práticas, os acadêmicos atuam em todas as etapas da organização de um evento esportivo, desde o planejamento, a elaboração do regulamento, a divisão de funções por comissões até a execução e realização da competição, com todas as particularidades que podem acontecer no dia”, observa.
E complementa: “O Vôlei de Praia não é apenas uma modalidade esportiva; é uma forma de conectar pessoas, promover a saúde e desenvolver habilidades essenciais, como trabalho em equipe e resiliência. A presença de jovens atletas é fundamental para o crescimento do esporte na nossa região. Eles trazem energia, inovação e uma vontade imensa de aprender e competir”.
Os resultados do torneio foram:
No Feminino Sub-18, a primeira colocação foi de Roberta Pierozan e Nicky Lopes; a segunda colocação de Lara Franzon Ceconello e Luiza Franzon Ceconello; e a terceira colocação foi de Nathália Foltz Falcão e Pâmela Foltz Barbosa.
No Feminino Open, a classificação ficou assim: primeiro lugar para Carolyne Renata Manica e Luana Eduarda Alves dos Santos; segundo lugar para Bruna Chmiel e Natalia Nakadomari Bula; e terceiro lugar para a dupla formada por Nicole Lang Gaiato e Fernanda Carla Gaediche Bressan.
No Masculino Open Intermediário, a classificação ficou assim: 1° lugar para Tiago Sell e Luis Henrique Gazda; 2°lugar para Eduardo Tabolka e Valdecir Ferrasso; e 3° lugar para a dupla Pedro Alexandre Guerra e Moisés Seabra.
No Masculino Open Avançado, a classificação ficou assim: 1° lugar para Rondon Simioni e Willian Nieves; 2° lugar para Ruan Moraes e Gabriel Engel; e 3° lugar para a dupla formada por Alexandre Zucchi Boschetti e Enzo Luigi Romani.
Além de Erechim, os atletas participantes do Circuito das Estações de Vôlei de Praia URI Erechim, representaram diversas outras cidades da região. Entre elas, Getúlio Vargas, Três Arroios, Tapejara, Estação, Charrua, Barão de Cotegipe, Água Santa e Barra do Rio Azul.