A URI Erechim promoveu na quinta-feira, 17, uma palestra, de forma virtual, sobre "Ensaios Clínicos Multicêntricos e o Papel do Sistema CEP/CONEP". O tema foi apresentado pelo professor Carlos Alberto Guimarães, membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A atividade reuniu 30 participantes, entre docentes, membros de CEPs (Comissões de Ética em Pesquisa), professores, pesquisadores, estudantes, membros da CONEP, como a Dra. Suzana Miyahira, além de profissionais da área da saúde.
O palestrante, reconhecido no campo da ética em pesquisa no Brasil, é membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, vinculada ao Conselho Nacional de Saúde, e tem atuado como relator em diversos processos de avaliação ética de protocolos de pesquisa.
O evento foi especialmente relevante para o contexto atual da URI, já que o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) tem recebido projetos de ensaios clínicos para avaliação ética. Nesse sentido, a presença de um representante da CONEP, com ampla experiência na área, reforçou a importância da capacitação técnica e da reflexão sobre os processos regulatórios que envolvem pesquisas com seres humanos.
Guimarães destacou os princípios éticos que orientam os ensaios clínicos, abordando temas como o funcionamento e atribuições do sistema CEP/CONEP; a avaliação ética no âmbito da Lei no. 14.874/2024, que trata das pesquisas com seres humanos no Brasil; a importância da proteção dos participantes das pesquisas; os critérios para análise e aprovação dos projetos; e os Tipos de Ensaios Clínicos.
O palestrante também compartilhou sua vivência como avaliador da CONEP, proporcionando aos participantes uma visão prática sobre a aplicação das normativas e os fluxos de tramitação dos protocolos, com ênfase na Resolução CNS nº 466/12 e nas diretrizes complementares voltadas aos ensaios clínicos.
O CEP-URI Erechim comemorou o engajamento do público e reforçou o compromisso da Universidade com a ética em pesquisa: “É essencial que nossos projetos cumpram os requisitos legais e éticos, e a troca com profissionais da CONEP contribui diretamente para a formação crítica dos pesquisadores”, disse o coordenador Claodomir Antonio Martinazzo.
Além disso, o evento reforçou o papel estratégico do sistema CEP/CONEP na garantia dos direitos dos participantes de Pesquisa e na valorização da pesquisa responsável no país. Com debates como esse, a URI Erechim se posiciona como instituição comprometida com a integridade científica e a qualificação de seus processos éticos, conclui Martinazzo.