O Programa PREVDROGAS da Escola de Educação Básica da URI iniciou as atividades deste ano realizando uma Gincana do Conhecimento com os estudantes dos 7º anos do Ensino Fundamental II. A atividade foi realizada em abril pelos acadêmicos do 2º ano do Curso de Fisioterapia (Turma 2024) e pela professora Zequiela Russi. O Curso de Fisioterapia é colaborador das atividades do Programa PREVDROGAS e as ações elaboradas e realizadas pelos estudantes estavam vinculadas à disciplina de Fisioterapia em Saúde Coletiva.
A gincana foi realizada com o intuito de proporcionar momentos lúdicos de orientação sobre a prevenção do consumo de substâncias psicoativas e suas consequências.
Nas atividades propostas, os alunos foram divididos em equipes e eram questionados sobre alguns tipos de drogas e os efeitos causados na saúde. Associado a isso, as equipes deveriam responder quando questionadas e realizar o exercício proposto, sendo que todos exigiam dos estudantes coordenação motora, agilidade, equilíbrio e atenção para que pudessem responder e pontuar para o seu grupo. A equipe que primeiro respondesse às perguntas e completasse o percurso pontuava na atividade.
Segundo a professora Zequiela, a realização da gincana é uma maneira de associar a informação e o conhecimento com a atividade física. Ainda, esta atividade oportunizou aos estudantes a orientação e informação correta sobre alguns tipos de substâncias psicoativas.
A professora Fernanda Dal’Maso Camera, coordenadora do Programa PREVDROGAS, juntamente com a Profa. Simone Fhynbeen, coordenadora do Ensino Fundamental II da Escola da URI, relataram a importância dessa atividade, pois envolve o conhecimento e a prática de atividades motoras. Além disso, observou-se uma grande participação dos estudantes, os quais relataram um feedback muito positivo por terem participado.