URI Erechim

Notícias Gerais

Enfermagem promove ações integrativas no CEJA | | URI Câmpus de Erechim

Enfermagem promove ações integrativas no CEJA

11/11/2024 - 104 exibições
   

Acadêmicos da turma 2023 do Curso de Enfermagem da URI realizaram, no dia 04 de novembro, atividades junto aos estudantes do CEJA – Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos. As ações estiveram vinculadas a disciplina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. 

Essas práticas compartilham uma visão ampliada da promoção global do cuidado humano e culturalmente aceito, de modo que a enfermagem foi a profissão precursora no reconhecimento das práticas integrativas no cenário brasileiro. Por isso, foram ofertadas aos estudantes do CEJA práticas de arteterapia, meditação guiada e musicoterapia, com a participação de aproximadamente 60 estudantes, além dos professores da Instituição. 

O CEJA Erechim tornou-se uma política pública efetiva no ano letivo de 2010, quando começou o atendimento nesta modalidade de ensino no Sistema Municipal de Educação.

Com o lema “Educação ao longo da vida: exercendo a cidadania”, o CEJA Erechim tem como finalidade a oferta de escolarização aos jovens e adultos que não tiveram acesso na idade própria e que pretendem dar continuidade a seus estudos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, bem como a articulação da formação para o mundo do trabalho, estabelecendo relações entre a sala de aula e a experiência de vida diária, visando um trabalho articulado entre as áreas do conhecimento.

Para as professoras do CEJA, atividades que aproximam a Universidade da comunidade oportunizam ampliar a visão de mundo dos estudantes e diversificam o processo de formação. Para a Professora Eliana Buss, que ministra a disciplina de PICs, experenciar, vivenciar e sentir outras práticas de cuidado fortalece o aprendizado acadêmico no sentido de valorizar a cultura e o saber de cada pessoa. 

Para os acadêmicos, a experiência foi enriquecedora, agregando valor ao processo de cuidado por meio das PICs em sua formação enquanto futuros enfermeiros.

 

Ver mais notícias