Teve início na noite de segunda-feira, 12, no Salão de Atos, a programação da XVII Semana Acadêmica do Curso de Agronomia e o Primeiro Seminário de Agronomia. A abertura do evento contou com a presença de lideranças acadêmicas e civis. Entre elas, o Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo; o Coordenador do Curso de Agronomia, Amito José Teixeira; o Coordenador da Semana Acadêmica, Antonio Sérgio do Amaral; o Secretário Municipal da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Tobias Biazi; o Gerente da Cooperalfa de Erechim, Eudes Biavati; e a representante dos acadêmicos, Gabrieli Seibel.
A palestra de abertura da Semana Acadêmica foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Ainor Francisco Lotério, de Camboriú, Santa Catarina, que destacou o cooperativismo na Agronomia, com enfoque na motivação da nova geração do agronegócio.
Para Ainor, que foi prefeito de Camboriú e Diretor Estadual da Epagri, o cooperativismo ainda precisa de melhor compreensão por parte dos associados. “Nesse sistema, não podemos priorizar o lucro e nem misturar com política, pois cooperativismo, antes de tudo, é uma filosofia de vida”, destacou. Lembrou, ainda, que os casos de cooperativas que não existem mais é porque priorizaram outras questões pessoais, sem levar em consideração os verdadeiros princípios do cooperativismo”, lembrou Ainor. “É por defender e priorizar esses princípios que tenho dedicado todo o meu tempo nas áreas de motivação, liderança, comunicação, longevidade, entre outros aspectos, para mostrar principalmente aos jovens o verdadeiro cooperativismo”, defendeu o palestrante.
Frisou, igualmente, que o Estado de Santa Catarina é exemplo de cooperativismo, por ser constituído, na sua grande maioria, de pequenas propriedades, onde essa realidade está mais presente, trazendo resultados positivos e gerando melhor qualidade de vida às famílias.