Escola da URI encerra programa de internacionalização com escola da Espanha | | URI Câmpus de Erechim

Escola da URI encerra programa de internacionalização com escola da Espanha

17/11/2023 - 118 exibições

O projeto de intercâmbio virtual Olympic Virtual Exchange conectou os estudantes da Escola de Educação Básica da URI a estudantes da Escola La Salle de Los Corrales, de Buelna, na Espanha, nos meses de outubro e novembro. Durante este período, as turmas estiveram engajadas em atividades colaborativas fazendo uso significativo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).

Nesta sexta-feira, 17, por meio do Google Meet, ocorreu o encontro de encerramento do projeto no qual estudantes e professores puderam conversar e refletir sobre a experiência vivida. A língua escolhida para a interação foi a inglesa e os estudantes da escola puderam, assim, praticar em um contexto real os conhecimentos adquiridos no Centro de Línguas URI.

Esta foi uma ação de internacionalização em casa que possibilitou o acesso a interações globais para um maior número de estudantes sem grandes investimentos financeiros. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU na Agenda 2030, a experiência fomenta a educação e a saúde de qualidade, uma vez que promove as competências globais e a saúde por meio do esporte.

As atividades foram planejadas e executadas em parceria entre os professores da escola da URI, Jancileidi Hübner e Bruno Felipe Assoni Faleiro, e os professores da Escola La Salle, Alberto Álvarez Fernandes e Olga Muñoz Vejo. A cerimônia de encerramento contou com a participação do Vice-Diretor da Escola, professor Alan José Bresolin, representando a direção e, também, interagindo com os estudantes espanhóis.

A escola parceira também é uma escola Pierre de Coubertin que trabalha em concordância com os valores olímpicos. Os participantes do projeto receberão um certificado de participação do Comitê Internacional Pierre de Coubertin. A experiência foi um projeto piloto que, devido aos resultados positivos, será continuada podendo conectar a Escola de Educação Básica da URI a outros países em 2024.