Direito participa de encontro para discutir a crise humanitária na Ucrânia | | URI Câmpus de Erechim

Direito participa de encontro para discutir a crise humanitária na Ucrânia

26/10/2023 - 421 exibições

Acadêmicos do Curso de Direito da URI Erechim participaram, no dia 16 de outubro, da 6ª Simulação Interfaculdades do Conselho de Segurança da ONU: Invasão da Ucrânia pela Rússia - Crise Humanitária, que reuniu estudantes de Direito de instituições de norte a sul do Brasil, orientados por seus professores, quando assumiram o papel de Delegados em um julgamento simulado.

O Curso de Direito da URI Erechim foi representado pelas acadêmicas Gabriela Machry, Carolina Pacheco da Silva e Catiane Rochinski, que desempenharam o papel de Delegadas/Diplomatas da França, com a orientação dos professores da disciplina de Direito Internacional Público e Privado, Luciano Alves dos Santos e Simone Gasperin de Albuquerque.

A Simulação Interfaculdades de Direito é um evento anual, organizado pelo Professor Antônio Márcio Guimarães e o Grupo de Pesquisa de Direito Internacional e Globalização Econômica, da PUC de São Paulo, juntamente com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil.

O evento foi realizado na forma híbrida com participantes presenciais no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em São Paulo, com apresentações por meio do Zoom Videoconferência, transmitidas pelo youtube. Acadêmicos do 4º ao 10º semestre do Curso de Direito da URI assistiram a transmissão na sala da Turma 2022/Noturno.

O Cônsul Honorário da Ucrânia, Jorge Rykba, fez uma manifestação emocionada destacando a importância do debate sobre o direito internacional e a relevância dos alunos de diferentes regiões do Brasil serem estimulados a debater sobre a situação da população ucraniana e da violação sistemática dos direitos humanitários por parte da Rússia naquele país.

Para a acadêmica Gabriela Machry, “participar da Simulação me trouxe uma experiência e conhecimento sobre Direito Internacional Público que eu nunca teria tido na sala de aula, pois a prática, não raras vezes, é diferente da teoria e só aprendemos mesmo vendo a realidade que nos cerca. Além disso, me ajudou a entender melhor a política internacional e as questões mundiais que estão em voga hoje, tendo a clara percepção do quanto o ser humano já evoluiu em matéria de direitos e deveres, como também o que cabe a nova geração lutar para mudar e melhorar, sempre buscando um mundo pacifico, equilibrado e justo.”

Carolina Pacheco da Silva destacou que foi uma experiência única. “Além de oportunizar uma integração com estudantes de Direito de diversas partes do país, necessitou de aprofundamento de estudos em assuntos que não seriam feitos sem a Simulação. Dessa forma, conseguimos compreender melhor os desafios que as posições políticas de cada país envolvem.”

Catiane Rochinski afirmou: “Minha experiência foi única e muito proveitosa. Pude desfrutar de conhecimentos diversos apresentados pelos demais integrantes, bem como, me aprofundar ainda mais nesta temática tão importante que invade nossas casas pelas telas eletrônicas. Poder vislumbrar o Cônsul da Ucrânia procedendo seu posicionamento em prol do amor pelo seu país, foi certamente uma oportunidade única e valiosa.”

Além do Curso de Direito da URI Erechim, participaram do Interfaculdades as seguintes instituições: PUC-SP; Centro Universitário Ítalo Brasileiro; UNIP; USF - Universidade São Francisco; PUC-PR; UniCURITIBA; Faculdade Baiana de Direito; UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul; Faculdade Dom Helder Câmara - MG; e USCS - Universidade São Caetano do Sul. A gravação do evento está disponível neste link: https://youtu.be/6E5WQH4Poqw.