Acadêmicos do Curso de Enfermagem realizam ações em saúde na ARCAN | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos do Curso de Enfermagem realizam ações em saúde na ARCAN

25/10/2023 - 249 exibições

O Curso de Graduação em Enfermagem da URI Erechim realizou, no dia 11 de outubro, uma ação de promoção à saúde na Associação de Recicladores Cidadãos Amigos da Natureza (ARCAN), localizada no Bairro Progresso de Erechim. Os acadêmicos do 10º semestre estavam em Estágio Supervisionado II na UBS Escola do Bairro Progresso e surgiu a demanda de realizar busca ativa e ações em saúde na referida associação, considerando a vulnerabilidade social dessa população.

Os trabalhadores da ARCAN estão diariamente expostos a riscos à saúde, como acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes, ambiente insalubre, má alimentação, uso de drogas lícitas e ilícitas, pouca procura por serviços de saúde devido às características do trabalho, e tampouco participam de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças.

Dias antes de efetivar a ação, os acadêmicos, junto com a Agente Comunitária de Saúde (ACS) foram até a Associação para reconhecimento do território e coletar nomes para investigação do histórico em saúde do paciente e calendário vacinal. No dia 11, os acadêmicos retornaram à associação para realizar ações em saúde de forma individual, enquanto os trabalhadores exerciam seu trabalho de reciclagem de lixo.

Neste momento, cada trabalhador foi chamado para aferição da pressão arterial sistêmica (PAS), hemoglicoteste (HGT), realização de testes rápidos para diagnóstico de IST’s (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), encaminhamento para tratamentos, agendamento de consultas de enfermagem para saúde da mulher visando planejamento familiar e coleta de exame Papanicolau, e agendamento de consultas odontológicas para homens e mulheres. Além disso, foram realizadas vacinas atrasadas, entre elas, a antitetânica, contra hepatite B, febre amarela e influenza.

Os acadêmicos também orientaram os trabalhadores sobre cuidados de prevenção durante o serviço, para a prevenção de doenças e agravos. Os acadêmicos foram bem recebidos pelos trabalhadores da associação, com boa adesão a todas as ações realizadas, sendo administradas mais de 20 vacinas para atualização das cadernetas de vacinas. A maioria dos trabalhadores expressaram sua gratidão pela ação realizada e comentaram sobre a dificuldade de buscar o serviço de saúde, o que acarreta em perda de horas de trabalho.

As ações foram realizadas pelos estudantes Emanuelli Luzia Klosinski, Maikel Machado, Mariana Sandri Gazzoni, Lucimar Antonio Piekas e Fabiana Farina Schwarzbach, juntamente com a professora supervisora Marciane Kessler, um técnico em enfermagem da UBS, a ACS responsável pelo território, sob orientação da Enfermeira Coordenadora Cláudia Baccin e Mariana Estormowski.