Fisioterapia premia melhores trabalhos acadêmicos | | URI Câmpus de Erechim

Fisioterapia premia melhores trabalhos acadêmicos

10/10/2023 - 315 exibições

O Curso de Fisioterapia da URI realizou no sábado, 7, às 19h30min, na AABB, o jantar de encerramento da XIII Integrafisio, do VI Encontro de Diplomados e da Amostra de Trabalhos Científicos, realizados na semana que passou. A programação foi organizada pelos acadêmicos da Turma 2020 e marcou também as comemorações dos 20 anos do Curso.

A Integrafisio é sempre realizada pelos alunos do oitavo semestre tendo como finalidade proporcionar vivências e contato com profissionais renomados para o aprimoramento pessoal e profissional. Em outubro de 2024, a programação da Integrafisio estará sob a responsabilidade da turma 2021, que será coordenada pela professora Caren Picolli Maronesi.

A Coordenadora da edição deste ano, professora Zequiela Russi, usou uma frase de Isaac Newton para traduzir o momento: “Se chegamos até aqui foi porque nos apoiamos em ombro de gigantes!”, salientando o apoio durante essas duas décadas de atuação da Fisioterapia da URI. “Foram 20 anos de uma constante construção, de muito trabalho, aprendizado, ensinamentos.... Anos de muitos estudos, estudantes, professores, aulas, estágios, pacientes e muitos fisioterapeutas”, lembrou a professora, ela própria uma diplomada do Curso.

O Reitor Arnaldo Nogaro, que prestigiou o encontro, destacou a grandiosidade do trabalho realizado nesses 20 anos do Curso de Fisioterapia. “A seriedade e o comprometimento de todos são responsáveis por formarmos profissionais competentes e que estão fazendo a diferença na sociedade, entregando mais qualidade de vida à sociedade”, afirmou Nogaro. Lembrou, igualmente, a implantação do mestrado e doutorado em Atenção Integral à Saúde, que chegaram este ano para qualificar ainda o quadro profissional da área da saúde da Universidade.

O jantar de encerramento também serviu para premiar os vencedores dos trabalhos científicos. Foram agraciados os três melhores pôsteres e os três melhores artigos, que foram entregues pela coordenadora do Curso, Janesca Mansur Guedes.

O primeiro lugar dos artigos premiados foi: “Sequelas respiratórias de pacientes acometidos pela COVID-19 do Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid da URI Erechim”, de Maria Carolina Berti, Miriam Salete Wilk Wisniewski, Diogo Felipe Tapia, Keli Vania Ramos Barbieri, Itamar Luís Gonçalves, Aline Tanaka Niino, Eliane Roseli Winkelmann e Fernanda Dal´maso Camera.

O segundo lugar ficou com o artigo “Efeitos de um programa de educação e de exercícios na qualidade de vida de pacientes com osteoartrite de joelho e quadril”, de Júlia Lemos Basso e Janesca Mansur Guedes.

O terceiro lugar ficou com o artigo “História da Fisioterapia no Alto Uruguai Gaúcho: memórias de uma Fisioterapeuta”, de Naiane Ronsoni Rigo, Natalia Demarco Kielek, Elisabete Maria Zanin e Miriam Salete Wilk Wisniewski.

Na categoria pôster, dois trabalhos conquistaram o primeiro lugar: “Alterações histológicas cardíacas em camundongos expostos à fumaça do cigarro eletrônico”, de Luana Carla Zambon, Laura Garcia Sgarbossa, Fernanda Dal’Maso Camera, Leandro Antônio Gritti, Silvane Souza Roman, Elvis Wisniewski, Marcio da Silveira Correia e Alexandre Umpierrez Amaral; e “Alterações Histológicas no tecido renal em camundongos swiss expostos ao cigarro eletrônico”, de Neiva de Oliveira Prestes, Laura Garcia Sgarbossa, Leandro Antônio Gritti, Silvane Souza Roman e Fernanda Dal’Maso Camera.

Também foi premiado o trabalho sobre “Força muscular após 12 meses de alta hospitalar por COVID-19”, de Nicole Stéfani Wilk, Jordana Calza Agnolin, Shana Ginar da Silva e Tainá Samile Pesente.