Estudantes e estagiários do Curso de Fisioterapia da URI realizaram, no dia 15 de setembro, uma visita técnica à Associação de Assistência à Criança Deficiente de Porto Alegre (AACD), instituição sem fins lucrativos, criada em 1950 e que atende pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de 39 municípios gaúchos, possuindo unidades em São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
A unidade de Porto Alegre foi inaugurada em 2000 e disponibiliza atendimentos em diversas especialidades médicas e terapêuticas, contando com equipe multidisciplinar nas áreas de fisioterapia, fisioterapia aquática, fonoaudiologia, musicoterapia, pedagogia, psicologia, terapia ocupacional e serviço social. Os atendimentos são realizados via Sistema Único de Saúde (SUS), por convênios e também particular. Em média, são atendidas 500 pessoas por dia.
Além das especialidades citadas, a AACD conta também com o serviço de oficina ortopédica, onde são fabricados sob medida de maneira individual, diversos tipos de órteses, próteses, coletes, palmilhas e outros dispositivos auxiliares de locomoção e adaptações.
Segundo o auxiliar técnico ortopédico, Sandro Costa Morzele, “cada paciente é atendido de maneira acolhedora e humanizada por todos os profissionais da AACD, pois sabemos que as limitações físicas impactam diretamente na qualidade de vida e o fisioterapeuta desempenha um papel fundamental, pois ele é o principal profissional que acompanha todo o processo”.
“Visitas técnicas como essa são de extrema valia, tendo em vista que enriquece o conhecimento (teoria e prática), bem como nos permitiu ampliar o olhar para o atendimento humanizado e a importância do trabalho em equipe e de um atendimento de maneira integral, englobando aspectos físicos, psicológicos, espirituais e sociais”, afirmou o estudante Leonardo Rampi.
A visita técnica objetivou trabalhar aspectos discutidos nas disciplinas de Fisioterapia em Pediatria I, sob responsabilidade da Professora Keli Barbieri e de Bioética, sob responsabilidade da Professora Giana Zanardo Sartori, de maneira que os estudantes pudessem vivenciar a experiência de um grande centro de reabilitação, contribuindo para uma formação mais completa, propiciando oportunidades diferentes de aprendizado.