Curso de Administração realiza viagem de estudos para a Argentina | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Administração realiza viagem de estudos para a Argentina

28/09/2023 - 359 exibições

Acadêmicos do Curso de Administração da URI retornaram no final de semana da viagem de estudos na Argentina, realizada entre os dias 19 e 24 de setembro. A viagem internacional, com três dias de programação na região de Buenos Aires, foi acompanhada pelos professores Darcí Luiz Kuiawinski, Coordenador do Curso, e Fernando Sergio Mazon.

Na quarta-feira, 20, o grupo visitou a Mastellone Hnos S/A (La Serenisima), uma empresa familiar com mais de 90 anos de história. A planta, que conta com mais de 14 hectares de área construída, é o maior laticínio da Argentina e processa diariamente mais de 2,5 milhões de litros de leite. Seus produtos são exportados para mais de 30 países, incluindo o Brasil. Na fábrica, os alunos conheceram como é feita a pasteurização do leite e o processamento de diversos produtos, entre eles, o leite em pó, o leite longa vida, o doce de leite, entre outros.

Na quinta-feira, 21, foram realizadas mais duas visitas técnicas. Pela manhã, o grupo conheceu a Globant S/A, uma empresa argentina da área de tecnologia listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NASDAQ). A Globant já utiliza a inteligência artificial (IA) há mais de 7 anos. Possui mais de 50 escritórios, está presente em 32 países, com mais de 27.000 colaboradores e atua nos segmentos de mídia e entretenimento, finanças e pagamentos inteligentes, companhias aéreas, automotivo, educacional e games.

Na parte da tarde, o grupo esteve na cidade de Zárate para conhecer a Toyota Argentina S/A, subsidiária da empresa japonesa que monta dois modelos de veículos na Argentina: a Hilux e a SW4. A Toyota Argentina conta com mais de 8.000 funcionários e produz uma unidade veicular a cada 90 segundos. Foi apresentada a história da montadora e da implantação dos programas de qualidade que são mundialmente conhecidos (5S, Kaisen, Just-in-Time, Jidoca e Yoshi Yoshi). Posteriormente, o grupo percorreu a fábrica para conhecer o processo produtivo e visualizar o funcionamento destes programas na prática.

Na sexta-feira, 22, o grupo visitou a Bolsa de Comercio de Buenos Aires (BCBA), terceiro mercado financeiro mais importante da América Latina. Aproximadamente 100 companhias estão listadas na BCBA e seu índice, o Merval, é composto por 23 empresas, especialmente dos setores de Energia e Financeiro. Nesta visita foi possível entender como o comportamento dos consumidores e investidores se reflete na economia, além de conhecer a história do mercado de capitais argentino e a relação de interdependência existente entre o mercado de capitais e a economia de um país.

À tarde foi realizado o city tour pela capital argentina, onde foi possível conhecer um pouco da história e da cultura daquele país e os principais pontos turísticos da capital portenha, como a Casa Rosada, Catedral Metropolitana, Floralis Genérica, Obelisco, El Caminito, Teatro Colón, Puerto Madero, entre outros.

No sábado, 23, o grupo iniciou o retorno ao Brasil, realizando uma parada para compras na cidade de Bella Unión (Uruguai). As viagens internacionais proporcionam aos alunos o contato com diferentes culturas (comunicação, alimentação e negociação), a experiência de passar pelos processos de migração, trocar moeda (câmbio) e realizar negociações e pagamentos em outro país, o que envolve idioma, realidade socioeconômica e moeda diferentes do que estão acostumados no Brasil.

As visitas técnicas incluem empresas de diversos portes e segmentos e que são referência em seus respectivos setores de atuação. Estas vivências são tradicionais no Curso de Administração da URI Erechim e permitem ao aluno associar a teoria à prática, representando um grande diferencial na formação profissional.