Acadêmicos de Engenharia Mecânica realizam visita técnica | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Engenharia Mecânica realizam visita técnica

27/09/2023 - 191 exibições

Acadêmicos do Curso de Engenharia Mecânica realizaram na segunda-feira, 25, uma visita técnica ao Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) de Erechim. A iniciativa fez parte da disciplina Projeto Integrador - Introdução ao Mundo Tecnológico e teve como finalidade conhecer a estrutura e equipe do CIT, bem como os projetos desenvolvidos e oportunidades existentes nesta área.
Os acadêmicos foram recebidos pelo diretor Fabricio de Oliveira; pela coordenadora da Juventude Empreendedora, Josiani May; e pelos mentores Gabriel Alberti e Paula Marins, que explicaram sobre a importância da mentoria às startups iniciantes.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, diplomado pelo Curso de Engenharia Mecânica da URI, “o CIT está sempre aberto e pronto para receber a comunidade, empresas, acadêmicos de instituições de ensino e estudantes, para que conheçam o trabalho realizado no centro”.

O professor Dolir, que é mentor de projetos de inovação da CIT, destaca a parceria entre a universidade e o Centro de Inovação. “A URI entende a importância destas iniciativas para o aprendizado dos alunos e o grande potencial para escalar o desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores, dentro dos cursos de engenharia e da universidade. A visita foi uma excelente oportunidade para se criar uma cultura de empreendedorismo inovador e inserir a comunidade acadêmica no ecossistema de inovação”, ressaltou.

Conforme o diretor do CIT, Fabricio de Oliveira, as ações com os alunos de instituições de ensino, no espaço do CIT, fazem parte de um planejamento para aproximar, cada vez mais, a atuação do Centro com a comunidade. “Os alunos trazem experiências importantes das suas vivências acadêmicas e têm a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelo CIT e das empresas parceiras, âncoras e incubadas”, comentou.

E, acrescenta, “na oportunidade, pudemos apresentar a eles, também, o trabalho de alguns de nossos mentores do Programa Rede de Mentores CIT, que visa aproximar e capacitar todos os atores do Ecossistema de Inovação e Tecnologia. Esse projeto vem evoluindo de forma significativa e começa a gerar bons frutos para as atividades desenvolvidas no Centro de Inovação e Tecnologia".

“O CIT é ótimo para aprimorar ideias e torná-las realidade. É uma oportunidade ótima para as pessoas otimizarem seus projetos, com o auxílio da prefeitura e empresas, que têm uma visão inovadora. Aqui é onde seus sonhos, que parecem impossíveis, podem se tornar realidade. Se você tem ideias inovadoras, que parecem impossíveis de serem realizadas, sem apoio, este lugar é pra você, venha conhecer e ter uma percepção diferente do mercado, assim como aconteceu comigo”, afirma o acadêmico de Engenharia Mecânica da URI, Herick Mendes.

O Professor Marco Antonio Sampaio Ferraz de Souza, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da URI destaca a cooperação da Prefeitura de Erechim com os cursos de Engenharias da Universidade e agradece o apoio do Secretário Emerson Schelski, egresso do curso, pelas ações voltadas à Inovação e Tecnologia da Universidade.