Professor de Direito coordena pesquisa interinstitucional | | URI Câmpus de Erechim

Professor de Direito coordena pesquisa interinstitucional

22/09/2023 - 330 exibições

Pela segunda vez consecutiva o Professor Rafael Sottili Testa, do Curso de Direito da URI, coordenou o Grupo de Trabalho do VII Encontro Interinstitucional de Grupos de Pesquisa (EGRUPE), realizado em conjunto entre os Programas de Pós-Graduação (PPGDs) em Direito, da Fundação do Ministério Público do RS (FMP), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

O encontro teve como objetivo fomentar o diálogo entre os diferentes grupos de pesquisa e a produção acadêmica conjunta. Com o passar das edições, os Grupos de Trabalho foram sendo adequados às linhas de pesquisa e aos projetos de pesquisa dos referidos programas, sendo que, atualmente, o evento está estruturado em cinco diferentes grupos de trabalho, todos realizados virtualmente.

Desde sua quinta edição, o EGRUPE foi aberto à participação externa de outros PPGDs, já tendo contado com trabalhos da FMC, FURG, e outras instituições. O volume de trabalhos apresentados e publicados, em constante crescimento, revela a adesão do público acadêmico e o êxito da metodologia de trabalho, apta a fomentar o relacionamento acadêmico entre Programas de Pós-Graduação cujas linhas temáticas são afins.

Os Grupos de Pesquisas foram divididos em Políticas Públicas em Direitos Fundamentais e Jurisdição: interconexões cambiantes; Estado, Mercado e Sociedade: equações de equilíbrios; Segurança Pública e Política Criminal: a expansão da intervenção penal na sociedade contemporânea; e Políticas Públicas, Família e Direitos Geracionais.

O Grupo de Trabalho coordenado pelo Professor Rafael Sottili Testa foi o de Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos, que teve como objetivo trabalhar as questões relativas à dinâmica social dos direitos humanos no tocante à sua formação histórica, seus fundamentos, problemas centrais e à sua função transformadora desde um direcionamento crítico e interdisciplinar. Nesta perspectiva, visa à apreensão complexa das estreitas relações e das intersecções dos direitos humanos com as formas representativas plurais de cidadania e a irrupção dos novos direitos, inclusive o seu processo de constitucionalização.

O professor Rafael Testa disse que “ser novamente convidado para participar como coordenador do Grupo de Trabalho é um privilégio, resultado de nosso trabalho dentro da pesquisa acadêmica”. Destaca, ainda, que o objetivo dos GTs é socializar, debater e produzir conhecimentos acerca dos temas desenvolvidos, e poder contribuir para a pesquisa acadêmica é a realização de um sonho dentro da docência.

Para o Coordenador do Curso de Direito, Professor José Plínio Rigotti, “é de suma importância que os Professores do Curso de Direito da URI Erechim participem da pesquisa bem como a integração dos mesmos com outras Instituições de Ensino Superior (IES)”.