URI Erechim

Notícias Gerais

Defensor Público diz que endividamento é fruto também de desinformação | | URI Câmpus de Erechim

Defensor Público diz que endividamento é fruto também de desinformação

14/09/2023 - 266 exibições
   

O Defensor Público Alessandro Cantelli, de Santa Catarina, diplomado pelo Curso de Direito da URI Erechim, foi um dos conferencistas do XXX Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais. Ele falou sobre a Lei do Superendividamento e as perspectivas para a efetivação e aplicação da lei e os desafios para defesa do consumidor.

Na entrevista concedida ao Programa Expressão Universitária, o Defensor Público disse que a população precisa de mais informação para evitar o endividamento. “Cursos de Educação Financeira, por exemplo, ainda na escola básica, são fundamentais para diminuir o grau de endividamento”, afirmou. “Por uma série de razões, o mapa do CERASA mostra que, hoje, temos R$ 350 bilhões em dívidas. Osw números dizem, ainda, que 45% da população brasileira está endividada. No Rio Grande do Sul, esse índice é de 39%”, informou.

Em função desse quadro, foi preciso criar uma lei que impedisse com que a população fique cada vez mais comprometida. “A gente sabe que existem ofertas, especialmente para os aposentados, muitas vezes tentadoras, mas com a nova lei, as próprias empresas financeiras estão obrigadas a informar sobre os riscos de uma contratação de recursos”, informou o Defensor.

A entrevista pode ser conferida aqui.

 

Ver mais notícias