Projeto “Open Innovation X” visa desenvolver talentos jovens da região | | URI Câmpus de Erechim

Projeto “Open Innovation X” visa desenvolver talentos jovens da região

07/08/2023 - 471 exibições

Tendo em vista a importância de se promover ações junto a jovens de Ensino Médio para a promoção da cultura da Inovação e Empreendedorismo regional, por meio de um processo de imersão no tema, deu-se o lançamento, no final da tarde de quarta-feira, 02, no Auditório do Câmpus II, o projeto “Open Innovation X”.

O “Open Innovation X” é uma maratona de inovação aberta, idealizada pelos cursos de áreas tecnológicas - Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, da URI Erechim, Sebrae e Sicredi UniEstados.

O projeto tem como objetivos: Aproximar os jovens, em especial, aqueles em nível de Ensino Médio, dos ambientes corporativos e industriais; Despertar os jovens para o seu potencial criativo, inovador e empreendedor; Envolver os jovens no processo de solução de desafios reais de empresas da região; Fomentar os princípios da cooperação, por intermédio do desenvolvimento de soluções colaborativas socioeconômicas sustentáveis; Promover espaços para o diálogo entre gerações e criação de uma cultura em torno da Educação Empreendedora; Valorizar o conhecimento e economia local e regional; Contribuir para o desenvolvimento local e regional, gerando impacto econômico, social e ambiental; e Identificar lideranças jovens.

O “Open Inovation X”, semelhante ao que foi realizado durante a programação do Salão da Inovação, na última FRINAPE, vai mobilizar, agora, alunos de segundos e terceiros anos, do Ensino Médio, de seis escolas do município: quatro públicas e duas privadas. Cada escola inscreverá até 20 alunos selecionados previamente, que serão desafiados, ao longo de um sábado a encontrar, estruturar e apresentar soluções inovadoras para os mais diferentes problemas apresentados pelas empresas Olfar, Cercena e PlaxMetal. Além dos realizadores e empresas patrocinadoras, o projeto conta com o apoio de outras organizações, como a TOP Formaturas, Engie e Graniart.

Por escola, ao final de cada rodada, uma equipe será premiada e também será designada aquela que foi destaque em cooperativismo, durante o desenvolvimento das etapas do desafio.

O Diretor Acadêmico da URI Erechim, Adilson Luis Stankiewicz, salientou que a finalidade é “unir forças para criar ideias e alavancar projetos dentro das empresas parceiras. Ao mesmo tempo, queremos descobrir novos talentos entre a juventude que serão os responsáveis pelo desenvolvimento da região e a abertura de novas oportunidades”, salientou.

O Gestor de Projetos do Sebrae, Gladistom Deliberalli, frisou que a meta é buscar uma afinidade com o empreendedorismo, agora com os estudantes do Ensino Médio. “Por isso, o nosso apoio à essa iniciativa, que está dentro da nossa missão”, salientou. Gustavo Moreira, Consultor Sebrae de Porto Alegre, que apresentou os conceitos de inovação ao grupo, assim como conduziu uma dinâmica para definição dos desafios de cada empresa, disse que “inovar não é encontrar coisas novas, mas investir no que proporciona resultados. É permitido falhar, mas temos que fazer rápido e de forma simples e barata”.

O Diretor de Operações do Sicredi, Jaime Testolin, também presente no encontro, salientou: “Queremos o desenvolvimento cada vez maior da nossa região e o projeto atende plenamente os nossos objetivos. Para isso, alocamos recursos de um Fundo Social para inciativas como esta, que visam à educação e ao conhecimento”.

O projeto “Open Inovation X” será realizado durante o segundo semestre deste ano, em três rodadas, nos dias 19 de agosto, 02 de setembro e 07 de outubro, quando os estudantes selecionados visitarão as empresas, conhecerão os desafios e, mais tarde, no Câmpus II da URI, percorrerão as etapas para encontrar, de forma conjunta, as soluções para tal. Os resultados finais do projeto serão apresentados no dia 07 de novembro quando será entregue também o prêmio “Destaque Sustentabilidade”.