Professores municipais lotam Salão de Eventos para ver palestra de Leandro Karnal | | URI Câmpus de Erechim

21/07/2023 - 324 exibições

Mil e duzentos professores que atuam nas escolas municipais da região participaram da palestra com o professor Leandro Karnal, realizada na noite de quinta-feira, 20, no Salão de Eventos da URI. O encontro marcou a continuidade da capacitação de professores e servidores das escolas municipais do Alto Uruguai, que está sendo promovida pela Universidade.

Karnal, educador natural de São Leopoldo, mas que reside em São Paulo, falou sobre o futuro da educação. Durante uma hora e meia, afirmou não saber o caminho da educação, especialmente no Brasil, onde o professor é um dos profissionais menos valorizados pelas políticas educacionais. “O que eu sei é que se era difícil, vai ficar ainda mais, principalmente porque não nos preparamos suficientemente para isso. Hoje, não se valoriza conteúdo e disciplina, fato que se agravou com a pandemia”, frisou.

Além disso, segundo Karnal, a escola precisa se reorganizar para definir sua utilidade no meio social. “A formação continuada, ferramenta utilizada aqui na região, é um grande exemplo do que pode ser feito pela educação. Temos que nos capacitar permanentemente”, pontuou.

Lembrou, ainda, sobre o verdadeiro papel do professor. “Resiliência e equilíbrio mental são fatores preponderantes na nossa atividade. Quanto pior o aluno, mais eu tenho que ser professor. Por isso, dar aula não é para qualquer um, pois a sociedade está doente, principalmente o jovem”, lembrou.

Disse, ainda, que o papel do professor é estimular e aceitar a tecnologia que veio para ficar. “Não adianta proibir uso de celular em sala de aula. Temos que saber usar essa ferramenta a nosso favor e também dos alunos. Lembrem, igualmente, que a Inteligência Artificial pode nos trazer uma grande contribuição. Por isso, temos que fazer o aluno pensar e ler mais, sem esquecer que devemos dar o exemplo”.

Disse, por fim, que chegou o tempo de melhorarmos as habilidades e descobrirmos outras, pois estamos passando e enfrentando um período de muitos desafios. “O objetivo é aprender mais para sermos melhores e demonstrar todos os dias a alegria de encontrar os alunos”.

O encontro com Leandro Karnal, que tem mais de 10 milhões de seguidores, também contou com a presença do Reitor Arnaldo Nogaro, os Pró-Reitores de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Marcelo Stracke, e de Administração, Ezequiel Albarello, e, também, o Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo.

O projeto de capacitação dos professores, que encerra em agosto, já teve encontros com os professores Gabriel Perissé, Patrícia Dall Agnoll, bem como outros momentos de forma remota.