Curso de Enfermagem realiza ações em escolas municipais de Erechim | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Enfermagem realiza ações em escolas municipais de Erechim

12/07/2023 - 193 exibições

Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’S), gravidez na adolescência, saúde mental, bullying e cyberbullying. Estas são algumas das temáticas principais que bolsistas de extensão do Curso de Enfermagem da URI estão realizando nas escolas de Erechim.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão “O olhar para a saúde: projeto de vida para crianças e adolescentes”, com a orientação da professora Cibele Sandri Manfredini. A ação está sendo desenvolvida pela bolsista de extensão, Eduarda Brustolin Bandiera, e pela voluntária de extensão, Bianca Wodzik Smaniotto, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde.

Uma das últimas ações foi desenvolvida na Escola Dom Pedro II, que mobilizou mais de 100 estudantes daquele educandário. Inicialmente, as acadêmicas trataram da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Para isso, utilizaram uma dinâmica, com a participação ativa dos estudantes, para mostrar que a contaminação e transmissão das IST’S pode ocorrer facilmente se não houver informações e conhecimento sobre o assunto, bem como sobre a prevenção.

A partir dessa dinâmica, foi possível explicar aos alunos quais os cuidados básicos para a prevenção, as consequências das doenças, assim como tratamento e diagnóstico.

As bolsistas destacaram aos alunos que a nossa vida é feita de fases e não precisamos pulá-las por influência das pessoas que estão ao nosso redor. Mas temos que ter cuidado para não tomar decisões somente por impulso, sem pensar muito. Salientaram, também, sobre a importância de ter um projeto de vida desde cedo, pois as atitudes diárias são responsáveis pela construção do nosso futuro.

O terceiro momento realizado com os estudantes tratou da Saúde Mental, Saúde Emocional, Bullyng e Ciberbullyng. Por meio de explicações sobre como as emoções ocorrem, foi possível apresentar dicas práticas para lidar com a ansiedade, a automutilação, ter um maior autocontrole frente a situações difíceis e lidar de uma maneira mais saudável com as emoções, reforçando a importância de procurar ajuda profissional. Também aconteceu uma conversa sobre bullyng e ciberbullyng, temas que os escolares solicitaram, destacando o efeito que palavras e atitudes têm sobre os outros e sobre nós mesmos, podendo interferir no projeto de vida de cada um.

As bolsistas notaram que os alunos estavam bem impactados com a facilidade de transmissão das doenças, representada através da dinâmica, assim como impressionados pelo fato das doenças apresentarem sinais e sintomas um longo período após a contaminação, podendo levar até anos para aparecerem. Em relação às temáticas de Saúde Mental, Saúde Emocional, Bullyng e Ciberbullyng, foram participativos e interessados durante o momento da discussão, demonstrando a importância de trazer este assunto para o meio escolar, tanto para a prevenção quanto para resolver as situações existentes.