Lideranças da URI Erechim lamentam morte do primeiro coordenador do Curso de Farmácia | | URI Câmpus de Erechim

04/07/2023 - 969 exibições

Faleceu no sábado de madrugada, 1º de julho, em Santa Maria, vítima de infarto, o professor Carlos Alberto Brandão, que foi o primeiro coordenador do Curso de Farmácia da URI Erechim. Brandão, que tinha um grande apreço pela URI e pela cidade de Erechim, atuou na Universidade entre os anos de 1999 a 2006.

Carlos Alberto Brandão também tinha uma ligação muito forte com o tradicionalismo gaúcho e se dedicava em escrever poesias do gênero. Ele deixou três livros: “Nacos de Mim”, de 2004, “Na Estância da Alma”, de 2006, ambos editados pela Edifapes, e “Traçando Letras na Poeira da Estrada”, lançado na Feira do Livro de Santa Maria, em 2018.

Brandão deixa a esposa Nara, que também foi professora do Curso de Farmácia da URI, e os filhos Carla e Ricardo, que foi diplomado da primeira turma do curso e, atualmente, é professor da Universidade Federal de Fortaleza.

Lideranças da URI Erechim, que acompanharam o trabalho desenvolvido por Brandão na Universidade, lamentam a perda do professor. O ex-Reitor, professor Luiz Mario Silveira Spinelli, declarou: "É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do nosso querido Prof. Brandão. Ele foi um professor especial e diferenciado na nossa URI. Um homem entusiasta e perseverante, que levava a frente os projetos do nosso curso de Farmácia com uma dedicação que encantava a todos. Sem dúvida, uma pessoa que marcou e que deixou um grande legado para a nova geração de docentes da área da saúde da nossa Instituição".

Quem também lamentou a morte do professor Brandão foi José Ângelo Zuanazzi, professor do Curso de Farmácia da UFRGS e que assessorou na implantação do Curso de Farmácia da URI. “Fiquei sabendo da triste notícia do falecimento do prof. Brandão, que foi o primeiro coordenador, fundamental para a implantação do curso de Farmácia da URI, e, consequentemente, da expansão da área da saúde nesta Instituição. Uma pessoa de bom coração, sempre enfrentando os desafios com muito entusiasmo e otimismo. Sem dúvida, deixou uma marca importante na URI e na sociedade erechinense”.

O ex-coordenador do Curso de Farmácia, Luís Carlos Cichota, que coordena o Curso de Biomedicina, igualmente manifestou seus sentimentos com a morte do professor Brandão: “Ele confiou totalmente em mim como professor, me incentivando a realizar o mestrado e o doutorado. Com isso, acabei sendo coordenador e professor do curso, onde aprendi a missão de ensinar e incentivar pessoas que hoje ocupam lugares de destaque no cenário farmacêutico nacional”.

A atual coordenadora de Farmácia, Helissara Diefenthaeler, que ingressou no curso juntamente com Cichota, também se manifestou sobre a perda do professor Brandão. “Um dos pontos mais importantes do Professor Brandão era de que ele sabia incentivar a todos, acreditando no potencial de todo o grupo de professores. Por isso, todos ajudaram na construção deste belo curso que está completando 25 anos formando profissionais diferenciados para o mercado de trabalho”.

Para o Diretor-Geral, Paulo Roberto Giollo, “o Professor Brandão foi fundamental para a criação, implantação e consolidação do Curso de Farmácia da URI Erechim, deixando uma bela lembrança da sua dedicação e amizade a todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele na Instituição”.