Alunos de Direito pesquisam sobre conflitos possessórios coletivos na linha ferroviária | | URI Câmpus de Erechim

03/07/2023 - 576 exibições

Os acadêmicos do Curso de Direito da URI, Ana Maria Malicheski Zis, Catiane Rochinski, Geovana Vanessa Sansigollo, Júlia Tortelli, Leandro Marangoni, Nathalie Stefhani Flores e Vanise Regina Tartari, integrantes do grupo de pesquisa do Projeto Integrador V, participaram, na quarta-feira, 28 de junho, de um encontro, de forma online, com o Juiz Federal, Dr. Joel Luís Borsuk, na sede da Justiça Federal de Erechim.

Os acadêmicos buscaram esclarecimentos e orientações sobre a pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo grupo, versando sobre os métodos alternativos para solução de conflitos possessórios coletivos urbanos e, em especial, o estudo de caso envolvendo os beira-trilhos da Comarca de Erechim. O trabalho está sendo orientado pelas professoras Simone Gasperin de Albuquerque e Vera Maria Calegari Detoni.

O Juiz disse que não é possível elencar “soluções fáceis para problemas complexos”; deixando claro que “nenhuma alternativa tradicional é capaz de resolver” demandas desta magnitude. O magistrado federal elogiou a iniciativa do grupo e incentivou que a pesquisa tivesse seguimento para que a população pudesse ter clareza sobre um tema que envolve toda a comunidade erechinense e da região.

Estiverem presentes, ainda, na videoconferência, a professora Alessandra Regina Biasus, que seguirá orientando os acadêmicos no próximo semestre, e a professora Giana Lisa Zanardo Sartori, que levou os demais alunos da turma 2021 Diurno, que estão cursando a disciplina de meios alternativos de solução de conflito, para conhecer o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCON) e entender na prática o funcionamento do órgão.

O professor e supervisor do CEJUSCON de Erechim, Luciano Alves do Santos, fez a apresentação e explicou toda a dinâmica das conciliações na Justiça Federal e proporcionou aos acadêmicos um tour pela instituição, destacando que a atual Juíza Coordenadora de Erechim é a Dra. Daniela Cristina de Oliveira Pértile Victoria, que autorizou e emprestou todo apoio para que os acadêmicos tivessem este momento de vivência.