Acadêmicos de Enfermagem ministram treinamento sobre reanimação cardiopulmonar | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Enfermagem ministram treinamento sobre reanimação cardiopulmonar

30/06/2023 - 227 exibições

Acadêmicos do 9º semestre do Curso de Enfermagem da URI, ministraram um treinamento sobre o atendimento de enfermagem no suporte avançado de vida em adultos e gestantes, para a equipe multiprofissional assistencial da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim.

O treinamento foi coordenado pelas professoras da disciplina de Estágio Supervisionado IE, Neiva de Oliveira Prestes, Luana Ferrão e Paula Dallagnol, Deived Levinski e pela Enfermeira Marieli Guedes, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da instituição hospitalar. Participaram do treinamento 219 profissionais, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas dos diferentes setores e turnos de trabalho.

A parada cardiorrespiratória (PCR) permanece como uma das emergências cardiovasculares de grande prevalência e com morbidade e mortalidade elevadas. O reconhecimento precoce, as intervenções e o cuidado pós parada trouxe melhorias nos resultados, contribuindo para um desfecho favorável ao paciente.

O treinamento ocorreu em duas etapas: parte teórica e prática, utilizando as ferramentas didáticas de simulação realística. Para isso, foi elaborado um cenário de prática com casos clínicos de causas de PCR, proporcionando um atendimento sistematizado conforme algoritmos das diretrizes da American Heart Association (AHA).

A iniciativa, segundo os acadêmicos, amplia o conhecimento, habilidades e solidifica a integração do ensino com o serviço, oportunizando a interlocução com o ambiente de estágio por meio do treinamento.

Para as professoras supervisoras do estágio, essa atividade enfatiza a importância do protagonismo acadêmico, por meio da associação entre a teoria, prática e o raciocínio clínico, nos serviços de saúde, buscando a excelência do cuidado ao doente crítico.

A enfermeira Marieli Guedes enfatiza a necessidade constante de treinamento e reconhece a importância da aproximação entre ensino e serviço, reforçando o vínculo entre a universidade e a instituição hospitalar.

Para os profissionais participantes, a oportunidade foi de troca de conhecimento e satisfação em qualificar o cuidado, propiciando um cuidado seguro e qualificado ao paciente.