Ciclo de Palestras sobre Citricultura reúne produtores e pesquisadores do estado | | URI Câmpus de Erechim

29/06/2023 - 679 exibições

O Salão de Atos da URI foi palco nesta quarta-feira, 28, da 24ª edição do Ciclo de Palestras sobre Citricultura, que vem sendo realizado nos últimos 30 anos em vários pontos do estado. Mais de 400 pessoas, entre produtores, pesquisadores, professores e estudantes participaram do evento que trouxe relevantes informações sobre a situação atual da citricultura gaúcha.

A repercussão entre os participantes foi muito positiva, pois mostrou que o setor é uma excelente alternativa de renda ao meio rural e à economia dos municípios. Uma prova disso foi o interesse de três cidades que já se candidataram para a realização do evento em 2024: Liberato Salzano, Bom Princípio e Farroupilha, o que demonstra o grande interesse na continuidade do Ciclo de Palestras sobre Citricultura para disseminar conhecimento a outras regiões do estado.

Diversas lideranças se manifestaram sobre a importância da iniciativa realizada neste ano em Erechim. Entre elas, o Diretor Técnico da Emater, Claudinei Baldissera, o Reitor da URI, Arnaldo Nogaro, o Vice-Diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Paulo Vitor Dutra de Souza, o Vice-Prefeito de Erechim, Flávio Tirello, e o Diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria Estadual de Agricultura, Ricardo Felissetti, que representou o governo estadual.

Duas homenagens marcaram o encerramento do Ciclo de Palestras de Citricultura. A primeira delas ao Engenheiro Agrônomo Paulo Lipp João, pelos relevantes serviços prestados à citricultura gaúcha, e ao produtor de Citros de Aratiba, João Batista Griebler. As homenagens foram prestadas pelos integrantes da comissão organizadora desta edição, Luís Ângelo Poletto, Amito José Teixeira, Sérgio Schwarz e o Vice-Prefeito Flávio Tirello.

O Ciclo de Palestras sobre Citricultura, que tem como mentor o professor Otto Koller, da UFRGS, que esteve presente no encontro, visa a troca de experiência e conhecimentos entre agricultores, técnicos e pesquisadores da área.Também quer criar ideias regionais e estaduais tornando a citricultura competitiva e uma alternativa de fonte de renda aos agricultores e municípios.

A promoção desta edição foi da Emater/RS-Ascar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e URI Erechim (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), por meio do Curso de Agronomia.

Contou, ainda, com o patrocínio da Sicredi UniEstados, Cresol Centro-Sul RS/MS, Uniprime, CECAFES (Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária), Kesoja, Cooperval, Tecnovin, Top Formaturas e Eventos, Citrícola Alto Uruguai, Viveiros Weber, Viveiro Naldo, de Rosário do Sul, Viveiro Mondini, Essencial Foliares e Solo Sagrado. O Ciclo de Palestras contou, também, com o apoio do SEBRAE.