Grupos de Pesquisa e Extensão em Estudos Olímpicos compartilham Vivências Olímpicas | | URI Câmpus de Erechim

28/06/2023 - 1095 exibições

O Encontro Interinstitucional de Grupos de Pesquisa e Extensão em Estudos Olímpicos “Vivências Olímpicas 2023”, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) da URI Erechim, reuniu no sábado, 24, pela manhã, no Anfiteatro da Universidade, pesquisadores e extensionistas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, por meio de seu Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos, e da URI Erechim, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO), que envolve estudantes e professores da Escola de Educação Básica e acadêmicos e professores do Curso de Educação Física.

O evento foi aberto com um momento cultural, proporcionado pelo Coral Infantojuvenil da Escola de Educação Básica, sob a regência do Professor Carlos Baú, e participação dos estudantes Antonella Bortolassi Claudino (Violão e Voz) e Arthur Baú (Violino, Violão e Voz).

O encontro contou com a presença do Reitor da URI, Arnaldo Nogaro; o Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo; o Major Estevan Falcão Pagliarin, Comandante da 2ª Companhia Especial dos Bombeiros de Erechim; o Diretor da Escola, Edenir Serafini, e o Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, Nelson Todt, da PUCRS. Presentes, ainda, os Professores da URI, Adriane Carla Vanni, Auria de Oliveira Carneiro Coldebella, Mari Sbardelotto, Jorge Marinho, Larissa Tressi, e o professor da PUCRS, Luis Henrique Rolim.

Para o Professor José Luis “Nino” Dalla Costa, do GEPEF/EO, o “Vivências Olímpicas 2023” alcançou seu objetivo “de fomentar o intercâmbio de grupos de pesquisa em Estudos Olímpicos, efetivando a troca de experiências científicas, pesquisas, ações extensionistas e publicações, além da integração cultural e acadêmica intergrupos”.

Os estudantes, acadêmicos e colaboradores de ambos os grupos de estudos apresentaram onze trabalhos a nível de iniciação científica, extensão, eventos científicos, culturais e sociais. Do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS, apresentaram trabalhos Bruna Flores de Leão, Carlos Eugênio da Silva Negreiros, Laura de Oliveira Neuhaus e William Ferreira de Oliveira. Do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos da URI Erechim, apresentaram trabalhos Isadora Marmentini, Talita Tressi, Diogo Augusto Dallazen, Pedro Henrique Baidek, Kelly Centenaro Giacomel e João Victor Azambuja de Souza.

Um dos trabalhos apresentados foi o projeto de extensão “Corpo de Bombeiros Militar de Erechim no Programa de Educação Olímpica da URI Erechim. O Major Pagliarin e 2° Sargento Vagner Leandro Berti agradeceram a parceria entre o Batalhão de Bombeiros com a Universidade no desenvolvimento do Projeto e ressaltaram os resultados positivos até agora a nível individual e coletivo dos componentes do Batalhão. As Professoras Adriane e Mari destacaram a curricularização da extensão por meio do projeto. Para o bolsista de Extensão do Curso de Educação Física, Diogo Augusto Dallazen, “a participação em projetos de extensão possibilita compreender as dimensões da universidade, gerando conhecimento e promovendo atividades que melhorem a qualidade de vida da sociedade”.

Outro momento importante do “Vivências Olímpicas 2023” foi o ato de nomeação e entrega de certificados aos novos membros do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin. Os Professores Larissa Tressi e Pedro Henrique Baidek, da Escola de Educação Básica e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos receberam a certificação do Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, Professor Nelson Todt.

Pelo apoio e comprometimento na promoção do Olimpismo , também foram entregues aos Professores Arnaldo Nogaro, Paulo Roberto Giollo e Nelson Todt, o Troféu do Programa de Educação Olímpica da URI Erechim.

Para os Professores Jorge Marinho (URI Erechim) e Luis Henrique Rolim (PUCRS), “a cooperação entre os pesquisadores das instituições é essencial para o desenvolvimento dos projetos e da temática que rege nossos grupos, os Estudos Olímpicos”.

Os Professores Arnaldo, Giollo e Todt ressaltaram o encontro “Vivências Olímpicas 2023”: “Os Grupos de Pesquisa atuam na formação de novos pesquisadores, promovem o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão nas diferentes áreas do conhecimento, gerando valor social, econômico e cultural”.