Diplomado em Engenharia Mecânica conclui doutorado | | URI Câmpus de Erechim

Diplomado em Engenharia Mecânica conclui doutorado

19/06/2023 - 274 exibições

O diplomado em Engenharia Mecânica da URI, Conrado Ermel, que concluiu o curso em 2017, defendeu a tese de doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no dia 02 de junho, em Fenômenos de Transporte, área pesquisada desde a sua graduação.

O estudo, segundo Ermel, “se refere à integração de acumulação de energia térmica com bombas de calor para climatização de edificações. Esse assunto está em destaque em vários países em função da transição energética e redução de dependência de combustíveis fósseis, também chamada de descarbonização”, esclareceu.

A defesa de sua tese foi em formato híbrido, uma vez que a banca foi composta por quatro professores, sendo dois brasileiros e dois americanos: Felipe Roman Centeno (UFRGS); Nathan Mendes (PUC-RS); Paulo Cesar Tabares-Velasco (Colorado School of Mines/NREL); e Jason Woods (NREL).

Conrado Ermel iniciou sua pesquisa no grupo de iniciação científica do professor Cristiano Vitorino da Silva, da URI Erechim. No mestrado, realizado na UFRGS, trabalhou com modelagem de transferência de calor por radiação em geradores de vapor. Já no doutorado, em uma visita ao professor Mário Costa, do Instituto Superior Técnico (IST), de Lisboa, Portugal, identificou a necessidade de abordar o assunto sobre armazenagem de energia dentro da área térmica. “Por isso, parte da pesquisa do meu doutorado foi desenvolvida na UFRGS e outra parte no National Renewable Energy Laboratory (NREL), nos Estados Unidos, onde trabalhei durante um ano em um programa de doutorado sanduíche da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculado do Ministério de Educação, onde fui orientado pelo professor Paulo Smith Schneider (UFRGS) o pelo professor Marcus Bianchi (NREL), que foi meu coorientador”, concluiu.