Redução de riscos de desastres é tema de formação para jovens gaúchos | | URI Câmpus de Erechim

Redução de riscos de desastres é tema de formação para jovens gaúchos

15/06/2023 - 481 exibições

O XIX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, realizado no dia 6 de junho, também reservou espaço para um treinamento online direcionado à juventude gaúcha e, em especial, aos participantes do Fórum, sobre a co-construção de projetos em educação climática.

O evento, promovido na quarta-feira, 7, logo após o Fórum, também integrou a programação do Seminário Municipal de Meio Ambiente de Erechim. Participaram da iniciativa Debora Olivato e Rafael Damasceno, pesquisadores especializados em Educação em Redução de Riscos de Desastres, que apresentaram as jornadas pedagógicas do Programa Cemaden Educação e detalharam o processo de criação de uma rede de observação de chuvas por meio da confecção de pluviômetros utilizando garrafas PET nas escolas.

Durante o treinamento, houve uma discussão aprofundada sobre a jornada pedagógica intitulada "ÁGUA [D+ ou D-] = Desastre?", abordando como integrar o monitoramento das chuvas e a produção colaborativa de dados em diferentes disciplinas. Essa atividade de ciência cidadã participativa envolve o uso de um aplicativo para dispositivos móveis chamado "Dados a Prova d'Água", que permite a integração e compartilhamento de dados e informações entre cientistas, cidadãos e profissionais da defesa civil.

Rafael Damasceno frisou: “Esperamos que este minicurso possa ampliar as possibilidades de abordagem dessa temática para os professores e engajar suas escolas em projetos de monitoramento participativo de chuvas, evitando assim desastres relacionados ao excesso ou à escassez prolongada desse recurso, principalmente em regiões vulneráveis. Dessa forma, poderemos construir comunidades escolares mais seguras e resilientes em todo o Brasil.”

A professora Sônia Zakrzevski, do Laboratório de Educação Ambiental da URI e do Mestrado em Ecologia e, também, coordenadora dos dois eventos, ressaltou a importância dessa atividade para fundamentar a elaboração e implementação de projetos pelas escolas, voltados ao enfrentamento da crise climática, na etapa Pós-Forum. Alguns desses projetos irão contar com o apoio financeiro da Sicredi UniEstados. Quem tiver interesse em ver essa formação, basta acessar aqui.