Escola Básica

Alunos da Escola apresentam trabalhos no Fórum de Meio Ambiente da Juventude | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola apresentam trabalhos no Fórum de Meio Ambiente da Juventude

12/06/2023 - 591 exibições

Os alunos do Ensino Médio da Escola Básica da URI participaram de rodas de conversa, minicursos e relatos de experiências durante o XIX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, ocorrido no dia 6 de junho, na Universidade.

As alunas Ana Laura dos Anjos de Oliveira e Emilly Eduarda Vinaga, no relato de experiências, apresentaram sobre a coleta seletiva de pilhas, de lacres, de tampinhas de garrafas pet e sobre a Feira de Orgânicos, realizada semanalmente no pátio interno da Escola. Ambas mostram a preocupação ambiental como forma de ratificar a necessidade de formação integral do cidadão.

A Mesa Redonda sobre Saúde e Mudança Climática foi apresentada pela aluna do 3º ano do Ensino Médio, Isadora Luisa Bianchi, a qual trabalhou ativamente na organização e preparação dos trabalhos apresentados. As rodas de conversa refletiram, discutiram e posicionaram-se por meio de práticas viáveis em cada município. As alunas Giovana Villasbôas Modri, Yasmim Letícia Braga, Fernanda Forcellini Domingues e o aluno .Matheus Giareton Roldo, protagonizaram esse debate tão importante que serviu como ponte entre as escolas participantes.

Além disso, os alunos Ana Luísa Baldissera, Anelize Oester Bender e Enzo Barbacovi ministraram o minicurso sobre extração de óleo essencial de casca de bergamota. A extração do óleo de hibisco para a fabricação de sabonetes antissépticos foi ministrada por Gabriela Dumerqui Dartora, Karen Turella de Quadros e Rafaelle Castagnara Alves.

Além desses, a utilização do óleo essencial da erva baleeira nos cosméticos foi o tema demonstrado pelos alunos Marcelo Pagliosa Corradi, Catarina Donida Pes e Luisa Saggiorato Dal’Maso. Todos esses trabalhos foram orientados e acompanhados pelas professoras Gabriele Gaik Reik, de Biologia, e Raquel Brusco Machado, de Química, durante as aulas do Itinerário Formativo Iniciação Científica. Este foi um dia desafiador para os nossos alunos, os quais vivenciaram a rotina de participar de um fórum, envolvendo jovens protagonistas.