Acadêmicas de Enfermagem orientam estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis | | URI Câmpus de Erechim

10/06/2023 - 243 exibições

As acadêmicas do sétimo semestre do Curso de Enfermagem da URI, Ana Gabriele Bedendo, Bruna de Oliveira, Juliana Borges e Letícia Dalla Rosa, realizaram, no dia 17 de maio, uma intervenção para os estudantes das turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Antônio Scussel, de Getúlio Vargas. A iniciativa teve como objetivo informar e promover a saúde aos adolescentes, por meio de uma proposta interativa e inovadora a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Participaram do encontro 98 alunos das turmas de primeiro ano, que teve início com a simulação de uma "festa", com o intuito de levar uma melhor orientação aos jovens quanto ao contágio de ISTs nestes eventos ou em lugares que eles frequentam.

O propósito foi orientar de forma dinâmica e lúdica sobre a importância do uso de preservativo em todas as relações que eles tiverem em suas vidas. Segundo as acadêmicas, executar trabalhos de extensão como este propicia a elas perceber que o trabalho do enfermeiro é de extrema importância na vida destes adolescentes ao aproximar o conhecimento da sociedade.

A iniciativa foi elaborada dentro da disciplina do Projeto de Intervenção Profissional, com orientação das professoras Angela Maria Brustolin e Eliana Buss. A ação foi importante para promover a saúde em forma de orientação e informação acerca das ISTs aos estudantes, os quais pertencem a uma faixa etária onde há alta incidência de casos positivos, que podem ocorrer pela falta de informação.

Utilizando-se de recursos lúdicos e dinâmicos percebeu-se que os alunos sensibilizaram-se pelo tema e sanaram suas dúvidas com as acadêmicas. De acordo com a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Angela Maria Brustolin, “a experiência de ações de extensão com adolescentes escolares possibilita aos acadêmicos a ampliação de suas respectivas percepções sobre a temática da saúde dos adolescentes a partir de maior vivência prática. Por meio das ações de extensão na escola, os graduandos relatam a possibilidade de compreensão sobre as peculiaridades que envolvem a adolescência, a construção da postura profissional diante das ações empreendidas e o aprofundamento do conhecimento sobre os temas discutidos e as dinâmicas realizadas. Além disso, podem desenvolver competências e habilidades fundamentais na atenção à saúde integral de adolescentes, considerando os aspectos biológico, psicológico, sociocultural, espiritual e ético desses jovens”, destacou a coordenadora.