Curso de Odontologia promove ação para prevenir o câncer bucal | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Odontologia promove ação para prevenir o câncer bucal

05/06/2023 - 253 exibições

Com o objetivo de reforçar a importância sobre o “Maio Vermelho”, campanha voltada ao combate do câncer bucal, o Curso de Odontologia da URI Erechim, por meio da Clínica Escola de Odontologia, realizou, no dia 31 de maio, uma ação de extensão, orientação e conscientização sobre a doença. A iniciativa ocorreu no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) da Universidade.

A iniciativa teve como foco principal orientar a população sobre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca: tabagismo, alcoolismo, a infecção pelo HPV e a exposição solar, fator também responsável para o câncer de lábio, evidenciando a importância em realizar com frequência avaliações com o Cirurgião Dentista.

Foram realizadas 94 avaliações preventivas a esta patologia, sendo observado, em alguns pacientes, lesões com características de desordens potencialmente malignas, os quais foram encaminhados para a realização de avaliações e biópsia para diagnóstico na Clínica Escola.

A professora Coordenadora da Clínica Escola, Caroline Grando, enfatizou a necessidade de uma atenção ainda maior a esta realidade: “É de suma importância que profissionais da saúde ampliem as discussões sobre o diagnóstico e o tratamento da doença”.

A ação foi conduzida pela professora Samara Andreolla Lazaro. Para ela, a prevenção é fundamental para que não haja prejuízos aos pacientes. “As atividades de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca são extremamente importantes na rotina do Cirurgião Dentista, pois, assim, é possível identificar e tratar precocemente esta doença, minimizando as sequelas do tratamento”.