Curso de Psicologia é representado na Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Psicologia é representado na Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar

25/04/2023 - 348 exibições

Um grupo de alunos do Curso de Psicologia da URI, acompanhados pela professora Mariana A. Mari, estiveram presentes, nos dias 14 e 15 de abril, em Porto Alegre, na XII Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar, promovida em conjunto com o III Encontro do Núcleo da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. O tema da Jornada foi “Desdobramentos e Transformações na Psicologia Hospitalar: Cuidado e Inovação em Saúde.

A Jornada promoveu minicursos, conferências e mesas de debates que contaram com importantes nomes da Psicologia no Brasil, como a Psicóloga Débora Noal, autora do livro “O humano do mundo”. Débora participou da Organização “Médicos Sem Fronteiras” e esteve presente, ainda, em missões importantes no Haiti, República Dominicana do Congo, Guiné, Líbia, Tunísia, entre outros. Atualmente, é pesquisadora da FIOCRUZ e atuou no treinamento de equipes de saúde durante a pandemia da COVID 19. Também estiveram presentes na Jornada Eduardo Remor, professor e pesquisador da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a psicanalista Maria Lívia Moretto, professora da USP (Universidade de São Paulo).

A Professora Mariana A. Mari participou de uma mesa de debates onde compartilhou com os participantes a experiência da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cuidados Paliativos (LAPALLIUM) que realiza um importante projeto de extensão no CAOL de Erechim com pacientes em tratamento para o câncer e seus familiares desenvolvendo oficinas de saúde e cuidado.

Outra importante participação do Curso de Psicologia foi na apresentação de trabalhos na modalidade pôster em que as alunas Vanessa Motter e Maria Eduarda Gemnieczak estiveram representando um grupo maior de alunas que juntas assinam a autoria de dois trabalhos ligados a LAPALLIUM.