Acadêmicas de Enfermagem participam da Conferência Municipal de Saúde de Áurea | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicas de Enfermagem participam da Conferência Municipal de Saúde de Áurea

03/04/2023 - 253 exibições

No último dia 17, a professora Dra. Marciane Kessler, acompanhada das acadêmicas do 7° semestre de Enfermagem da Universidade, Ana Gabriele Bedendo, Camila Koman e Milena Schlosser, participaram da Conferência Municipal de Saúde de Áurea. Na ocasião, palestraram sobre o tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia".

As Conferências de Saúde são momentos importantes que permitem a participação popular na gestão do Sistema único de Saúde (SUS). Nessas conferências, são discutidas as demandas e necessidades dos municípios e definidas as prioridades que são levadas para as Conferências Estaduais e Nacional. Este ano, ocorrerá a 17° Conferência Nacional de Saúde, na qual serão discutidos assuntos que foram elencados nas esferas municipais e estaduais.

As Conferências são convocadas pelos Conselhos de Saúde Municipais e Estaduais e têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde da população e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão. Conforme a Professora Marciane, “este é um momento importante que reúne cidadãos e permite a participação popular e da comunidade nas decisões e gestão do Sistema único de Saúde (SUS) para garantia de direitos à saúde. É nesta oportunidade que colocamos em prática o controle social em saúde, um dos princípios do SUS.

A participação da Universidade nessas conferências é de grande relevância, pois aproxima o ensino do serviço, traz benefícios no aprendizado dos acadêmicos e prepara melhor os futuros profissionais enfermeiros, enfatizando o protagonismo e atuação do enfermeiro na defesa do SUS e garantia dos direitos à saúde e a vida.