Graduanda de Psicologia ensina passos para ter visibilidade no mercado de trabalho | | URI Câmpus de Erechim

31/03/2023 - 486 exibições

Nos dias 13 e 16 de março, os estudantes do 2º ano do ensino médio da URI Erechim receberam uma importante orientação para se prepararem para o mercado de trabalho. A graduanda de Psicologia, Eduarda Forcellini Domingues, ministrou uma palestra sobre como ter visibilidade no mercado de trabalho, dentro do Itinerário Formativo "Conhecendo Profissões", coordenado pelos professores Deisiane Soares e Marcos Paulo de Oliveira Jr.

Durante a palestra, Eduarda explicou que a primeira etapa para ter visibilidade no mercado de trabalho é elaborar um bom currículo, que destaque as habilidades reais do candidato sem exageros. Ela ressaltou a importância de manter os tópicos mais importantes, dados pessoais, objetivos, formações acadêmicas, experiências profissionais, cursos e habilidades, idiomas e informações gerais, dentre outras características solicitadas.

Além disso, Eduarda enfatizou que a entrevista é uma das características mais importantes para ser contratado. Por isso, ela detalhou os cuidados que devem ser tomados durante a entrevista, como demonstrar interesse, cumprir horário, ter fala clara e objetiva, olho no olho, ser simpático e mostrar-se confiante consigo mesmo.

A graduanda de Psicologia ainda destacou as 10 principais habilidades observadas no mercado de trabalho: comunicação, automotivação, liderança, responsabilidade, trabalho em equipe, determinação, trabalho sob pressão, flexibilidade, negociação e resolução de problemas. Nas palavras dela, “se existiu um mundo em que conhecimento técnico definia uma carreira, ele acabou.”

Eduarda Forcellini Domingues finalizou a palestra incentivando os estudantes a serem profissionais que gostariam de ter em suas próprias equipes. Para ajudar ainda mais os alunos, ela se dispôs a receber currículos para análise através do email dominguesduda2@gmail.com. A iniciativa foi muito bem recebida pelos estudantes, que puderam se preparar melhor para o mundo do trabalho.