Reitor Arnaldo Nogaro ministra Aula Inaugural no Curso de Pedagogia | | URI Câmpus de Erechim

Reitor Arnaldo Nogaro ministra Aula Inaugural no Curso de Pedagogia

15/03/2023 - 518 exibições

O Curso de Pedagogia da URI Erechim promoveu na segunda-feira, 13, a Aula Inaugural deste ano, que contou com a presença dos acadêmicos e professores também do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura.

A Aula Inaugural se constituiu na primeira atividade do XI Ciclo de Estudos Pedagógicos: Identidade e Desenvolvimento Profissional Docente, que está sendo promovido pelo Curso, com encontros mensais de março a novembro deste ano. A proposta de realização do Ciclo de Estudos está centrada na necessidade de promover ações de formação, na modalidade de eventos, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos e docentes, atividades de aprofundamento de estudos complementares e de qualificação da identidade e prática profissional, considerando as diferentes áreas de atuação do profissional da Educação.

O palestrante convidado foi o Reitor da Universidade, professor Doutor Arnaldo Nogaro, e foi mediada pelo professor Idanir Ecco. Nogaro possui experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Atua principalmente nos temas sobre avaliação, aprendizagem, docência universitária, formação docente e educação em saúde. Por isso, o tema escolhido para a fala foi: “Ser professor: Identidade e Desenvolvimento Profissional”.

Segundo a Coordenadora do Curso, Professora Rosane Vasques, “o propósito de trazer uma palestra que envolvesse a identidade e desenvolvimento profissional do professor, foi de frisar para os acadêmicos que estamos em constante construção e que o professor nunca estará pronto. Além disso, a nossa identidade, enquanto educador, se constitui em sala de aula, nas trocas e experiências vivenciadas na escola e espaços acadêmicos. A fala do professor Arnaldo buscou trazer essas reflexões, questionando os estudantes sobre qual tipo de professor eles pretendem ser, salientando a importância de ter o estudo como horizonte da profissão”.