Biomedicina tem Aula Inaugural com Presidente do Conselho Regional | | URI Câmpus de Erechim

Biomedicina tem Aula Inaugural com Presidente do Conselho Regional

07/03/2023 - 280 exibições

A Biomedicina vem se transformando em uma das principais fontes de descobertas na área da saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A declaração foi feita pelo Presidente do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), professor Renato Minozzo, na Aula Inaugural do Curso de Biomedicina da URI Erechim, na segunda-feira, 06, no Auditório da Universidade.

Para o Presidente do CRBM, que também é Secretário-Geral da Federação Brasileira, “a Biomedicina tem tudo para se tornar um dos setores mais importantes da sociedade, pois já vem participando ativamente, entre muitas atividades, no desenvolvimento de medicamentos”, revelou. Salientou, ainda, que as oportunidades profissionais são muitas. “Infelizmente, o Brasil, por não acreditar em pesquisas, está deixando com que os grandes valores sejam conquistados por outros países. Por isso, nós precisamos agir rapidamente para que possamos nos tornar numa referência e não em dependência exterior”, afirmou o professor.

E fez um apelo ao setor público. Entre as alternativas propostas pelo Conselho é a de que as prefeituras incluam em seus quadros profissionais, a atividade do Biomédico para que possamos oferecer oportunidades profissionais e também melhoria na qualidade da saúde da população.

Revelou, ainda, que o Conselho, que está completando 10 anos, vai adotar a ISO 9001, sistema que garante qualidade máxima dos processos internos e externos. “Isso, com certeza, irá contribuir para darmos um salto na qualidade dos serviços já oferecidos pelo órgão”, garantiu.

Salientou, por outro lado, a entrada da URI Erechim na formação de profissionais biomédicos. “Tudo gira em torno da educação e da pesquisa e as universidades são os principais agentes dessa mudança. Mas a área política precisa acreditar nisso e voltar seus investimentos nessa importante área da saúde”, frisou o palestrante.

O Coordenador do Curso, professor Luís Carlos Cichota, destacou a importância da presença do Presidente do Conselho na Aula Inaugural. “Temos que estar sempre próximos das nossas lideranças. Ainda mais quando o CRBM acredita no nosso potencial na formação acadêmica”, concluiu o coordenador.