URI Erechim

Notícias Gerais

Professor Gabriel Perissé: "Formação continuada é solução para desafios educacionais" | | URI Câmpus de Erechim

Professor Gabriel Perissé: "Formação continuada é solução para desafios educacionais"

13/02/2023 - 259 exibições
   

Dois momentos marcaram o início do ano letivo em toda a região. Foi nesta segunda-feira, 13, quando centenas de professores do Alto Uruguai estiveram reunidos, pela manhã e à tarde, no Salão de Eventos da URI. A iniciativa fez parte do Curso de Capacitação de Professores e Servidores das Redes Municipais de Ensino da região, que tem sido promovida anualmente pela URI em parceria com a prefeitura municipal de Erechim.

O professor Gabriel Perissé, autor de mais de 25 livros na área educacional, foi o convidado do turno da tarde. Ele falou aos educadores do Alto Uruguai sobre “viver, conviver e evoluir”.

Depois de fazer uma reflexão sobre a pandemia, disse que todos os setores da sociedade, inclusive a educação, vivem, diariamente, problemas dos mais diferentes tipos que influenciam a vida em sociedade. “Não quero aqui criar nenhum medo, mas consciência de como devemos viver, conviver e evoluir”, frisou o palestrante. E chamou a atenção para um aspecto importante. “Viver é ter experiência, criar e crescer como ser humano participando, entre outras iniciativas, das capacitações que são promovidas aqui”, pontuou Pelissé.

Destacou, ainda, que investir em formação deve ser alto pessoal. “Caso contrário, iremos apenas flutuar, sem saber exatamente para onde ir”, frisou.

Lembrou de que “estamos passando da idade média para a idade mídia, pois muitas crianças não acreditam mais em aula e em nota, mas existem professores que ainda valorizam somente isso. Temos que ter consciência de que o nosso dever, como autoridades e profissionais da educação, é tirar o máximo possível de cada aluno”.

E é dentro desta linha que a URI e a Prefeitura Municipal de Erechim estreitam cada vez mais a parceria no sentido de oferecer a melhor formação possível aos educadores de toda região.

A iniciativa foi salientada por todas as lideranças presentes, entre elas, a Secretária Municipal de Educação de Erechim, Verenice Teresinha Lipsch; a Secretária Municipal de Educação de Aratiba, Rosane Morgan, que representou as demais secretaria da região; o Diretor Acadêmico da URI Erechim, Adilson Luís Stankiewicz; e o Vice-Prefeito de Erechim, Flávio Tirello.

 

Ver mais notícias