URI Erechim oferece Mestrado na Área da Saúde | | URI Câmpus de Erechim

URI Erechim oferece Mestrado na Área da Saúde

19/01/2023 - 390 exibições

A URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) Câmpus de Erechim, a partir de março deste ano, irá ofertar Mestrado em Atenção Integral à Saúde. O Curso tem como público-alvo profissionais com formação superior na área da saúde e afins.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) desde seu início e, a partir de 2023, a URI Erechim passará a integrar, oferecendo o mestrado na área da saúde na cidade de Erechim.

Inicialmente, o programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2013, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014 até então. Em 15 de dezembro de 2022, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação, aprovou a inclusão da URI Erechim na proposta associativa, sendo, então, a terceira universidade comunitária associada ao programa, conforme aprovação da APCN (Avaliação de Propostas para Cursos Novos) de 2022, que permitiu novas propostas em formato associativo.

Com a entrada da URI, a parceria irá permitir a busca pela implementação também do doutorado ao Programa, o que oportuniza oferecer nas três instituições o Doutorado em Atenção Integral à Saúde.

O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

A Coordenadora do Programa do referido Mestrado, professora Fernanda Dal’Maso Camera, relatou que “a nova proposta de Mestrado associativo consorciado é uma grande oportunidade a todos profissionais da área da saúde e áreas afins, que já atuam no mercado de trabalho, bem como, a todos os egressos dos cursos da área da saúde da nossa instituição, podendo, assim, dar continuidade na sua formação, permanecendo na cidade de Erechim. Além disso, ter o Mestrado na área da saúde proporciona uma aproximação das universidades comunitárias, promovendo um crescimento entre as instituições, gerando produção científica maior e mais sólida. Ainda, o trabalho entre instituições de ensino superior vem ganhando força nas universidades comunitárias, o que potencializa a formação do aluno, a pesquisa e publicação de artigos”, justificou a professora.

Para o Reitor da URI, Arnaldo Nogaro, “o Mestrado em Atenção Integral à Saúde vem solidificar e coroar uma área de excelência da URI Erechim. É uma oportunidade de ouro para os interessados em buscar qualificação para o mercado de trabalho e para a docência no ensino superior. Agrega esforços de três instituições reconhecidas pela sua qualidade, seriedade e compromisso com suas comunidades, por serem universidades comunitárias. Os ganhos de mais um mestrado aumentam ainda mais o compromisso da URI com a comunidade regional e é mais uma ação no cumprimento de nossa missão de fazer ensino, pesquisa e extensão”.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da página da URI Erechim, UNICRUZ e UNIJUÍ. As inscrições podem ser realizadas no endereço unijuí.edu.br/ppgais até o dia 23 de fevereiro de 2023.