Aberta Semana Acadêmica de Agronomia | | URI Câmpus de Erechim

Aberta Semana Acadêmica de Agronomia

27/09/2022 - 317 exibições

Com a palestra sobre tecnologia de pulverização na agricultura, teve início na noite de segunda-feira, 26, no Auditório do Câmpus II, a 14ª Semana Acadêmica do Curso de Agronomia da URI, que tem como temática o conhecimento e tecnologias, ferramentas para o desenvolvimento da agricultura.
A convidada para falar sobre o tema foi a Engenheira Agrônoma Mariah Dupont Mattei, da Cotrijal, de Não-Me-Toque. Segundo ela, “ a tecnologia de pulverização é relevante em todos os momentos de uma lavoura. É um dos equipamentos mais utilizados e com produtos importantes, onde devemos pensar na produção das plantas e, ao mesmo tempo, no meio ambiente. Portanto, os cuidados devem ser adotados permanentemente para evitar prejuízos e até a contaminação de áreas vizinhas”, alertou.
Para a conferencista, “temos, ainda, um caminho longo a percorrer nesta área, pois precisamos buscar uma evolução constante. O nosso objetivo é ensinar o produtor a ser crítico e que saiba aplicar de forma correta, reduzindo perdas. Nos últimos anos, tivemos uma lacuna muito grande principalmente no Brasil nesse setor, pois esta não é uma tecnologia de ponta, mas que exige muito cuidado. E semear essa cultura entre os acadêmicos da Agronomia da URI faz parte desse objetivo, pois eles serão os principais responsáveis pela orientação aos produtores no futuro próximo”, concluiu.
A abertura solene da Semana de Agronomia teve a presença do Diretor Acadêmico, Adilson Luís Stankiewicz; do Coordenador da Área de Ciências Agrárias, Antônio Sérgio do Amaral; do Coordenador do Curso, Amito José Teixeira; do Coordenador da Semana Acadêmica, Jardes Bragagnolo; e do acadêmico Bruno Franceschi, representante dos alunos.

A Semana Acadêmica contará, ainda, com palestras sobre uso de drones na agricultura, com o professor Luiz Felipe Diaz de Carvalho, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria; as principais doenças da soja e perspectivas para a próxima safra, com Jaqueline Huzar Novkowski; cigarrinha do milho, manejo e tendências para a próxima safra, com o Engenheiro Agrônomo Paulo Garollo, da Bayer; e tecnologias de bioinsumos na agricultura, com Geisa Finger, da Bionat Soluções Biológicas.

O evento deste ano conta com os seguintes apoiadores: Tudo Rural, Alfa, Agropecuária Campo a Fora, Futura Agrícola, Cresol, Sicredi, MapSul, Atto Sementes, Inspire, Prime, Agricoop, MichVit, Sentinela e AgroZanchetta.