Semana Acadêmica de Medicina Veterinária trouxe novos conhecimentos | | URI Câmpus de Erechim

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária trouxe novos conhecimentos

21/09/2022 - 521 exibições

Palestras e minicursos sobre temas relevantes marcaram a IV Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária da URI, promovida entre os dias 12 a 17 de setembro, no Câmpus II da Universidade. O evento, realizado em conjunto com a III Mostra Científica, serviu para aprofundar conhecimentos em áreas do interesse dos estudantes e mobilizou alunos, professores e representantes da comunidade.

A cerimônia de abertura contou com a presença das seguintes lideranças acadêmicas e civis: Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo; Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Mauro Antônio Correa Moreira; Coordenadora do Curso, Daniela dos Santos de Oliveira; Coordenador da Área das Ciências Agrárias, Antônio Sergio do Amaral; Coordenador da Semana Acadêmica, Guilherme Lopes Dornelles; representante da turma 2020, Raquel Martins, e os responsáveis pela organização do evento.

A programação teve início com a palestra “Ética em Medicina Veterinária”, com o Médico Veterinário Mauro Antônio Correa Moreira, Presidente do CRMV. Em seguida, o professor Luciano Alves dos Santos falou sobre o Direito dos Animais de Companhia.

Na terça-feira, 13, aconteceram cinco rodas de conversas em diferentes horários: Necropsia em Processos Judiciais, com o Médico Veterinário Diorges Henrique Setim; Abordagens Terapêuticas na Clínica de Pequenos Animais, com a Médica Veterinária Ana Luiza Menegatti; Emergências Clínicas em Pequenos Animais, com a Médica Veterinária Renata Bortoluzzi Madeira; Manejo e Bem-Estar de Ovinos, com Alexander Paes Olivo; e Luto na Medicina Veterinária, com a Professora Vera Lucia Anzolin. Fez parte também da programação da noite um Minicurso sobre Contenção e Manejo de Equinos, com o Médico Veterinário Rodrigo Forest.

Na quarta-feira, 14, aconteceram mais cinco rodas de conversas, nos mesmos moldes que na noite anterior: Atualização em Suinocultura, com o Médico Veterinário Luiz Colet; Atuação do Médico Veterinário na Área Comercial, Mastite e Redução de CCS, com a Médica Veterinária Jordana Cecconello; Oftalmologia em Pequenos Animais, com a Médica Veterinária Priscila Santos; Avaliação Laboratorial do Sistema Hepático na Clínica de Pequenos Animais, com a Médica Veterinária Rúbia Schallenberger da Silva; e Particularidades Clínicas na Medicina de Felinos, com o Médico Veterinário Wesley Maya. Concomitante a essas conversas, a noite contou também com um Minicurso sobre Contenção e Manejo de Equinos, com o Médico Veterinário Rodrigo Forest.

Na quinta-feira, 15, aconteceu a III Mostra Científica onde alunos, professores e comunidade tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos científicos.

Na sexta-feira, 16, os alunos contaram com minicursos, na sua área de interesse, tanto em pequenos como grandes animais. À noite, aconteceu o Minicurso sobre Fisioterapia em Pequenos Animais, com a Médica Veterinária Cecilie Papais; Técnicas Radiográficas em Pequenos Animais, com o Médico Veterinário Eduardo Morello; e Imunização em Pequenos Animais, com as Médicas Veterinárias Ana Luiza Menegatti e Kauana Pazzini.

No sábado, 17, aconteceram os seguintes minicursos: Condutas Clínicas em Emergências de Pequenos Animais, com as Médicas Veterinárias Daniele Karoline Fagundes e Francieli Arsego; Manejo de Ordenha e Qualidade do Leite, com o Médico Veterinário Pablo Tonial; Abordagem Clínica e Terapêutica de Felinos, com o Médico Veterinário Wesley Maya; e Técnicas Radiográficas em Pequenos Animais, com o Médico Veterinário Eduardo Morello.

Segundo o Coordenador da Semana, Guilherme Dornelles, “a Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da URI encerrou com a certeza de que seus alunos, professores e comunidade saíram com seus conhecimentos ampliados e aprofundados com a diversidade de temas abordados”.

Para a Coordenadora do Curso, Daniela dos Santos de Oliveira, foi importante também para o sucesso da Semana Acadêmica, o patrocínio da Sicredi UniEstados, e a participação das empresas Cassul Distribuidora, Nutrire/Monello, Keller Distribuidora, Vetnil, Agronese e E-energy, organizações parceiras do Centro Clínico Veterinário e do Curso.

O evento contou, ainda, com o apoio de Golden Joias, Roberta Fabiani, Sivel, Assertech, Erva-Mate Cristalina e MK Variedades.