Uma noite de estudos no Museu | | URI Câmpus de Erechim

Uma noite de estudos no Museu

08/09/2022 - 413 exibições

Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, da URI Erechim, deixaram a sala de aula tradicional para viver uma experiência prática do projeto “Uma Noite no Museu”, desenvolvido dentro da disciplina de Paleontologia I, ministrada pelo professor Rodrigo Fornel.

Durante a aula, foram abordados aspectos da evolução morfológica dos paleovertebrados, animais vertebrados

extintos. Os estudantes tiveram contato com crânios de mamíferos e aves atuais, bem como réplicas de crânios fósseis de vertebrados que um dia viveram no sul do Brasil entre

o final do período Permiano e início do período Triássico, aproximadamente, entre 260 e 230 milhões de anos.

Com a iniciativa, os acadêmicos puderam ver de perto as principais estruturas dos crânios para reconhecer os grandes grupos fósseis, como observado em exemplares de rincossauro, dicinodonte e Prestosuchus chiniquensis.

Além disso, os alunos puderam fazer esse comparativo vendo os fósseis e acompanhando em desenhos com indicação dos ossos e principais características de cada grupo. “Essa atividade, além de enriquecedora do ponto de vista prático, no reconhecimento dos principais grupos de fósseis de vertebrados, também possibilita a vivência em outros espaços da Universidade, como o Museu Regional do Alto Uruguai”, salientou o Professor Rodrigo.