Escola marca presença no Desfile de Sete de Setembro | | URI Câmpus de Erechim

Escola marca presença no Desfile de Sete de Setembro

08/09/2022 - 440 exibições

Com a participação de cerca de quinhentas pessoas, entre alunos e professores, a Escola de Educação Básica da URI, fundada em 1977, marcou presença mais uma vez no Desfile de Sete de Setembro, em Erechim, realizado na manhã de quarta-feira, na Avenida Maurício Cardoso.

O desfile da Escola, que seguiu a temática nacional sobre os 200 anos da Independência do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna, mostrou os principais projetos desenvolvidos na área educacional. As atividades artísticas, culturais, esportivas, sociais e a formação continuada de docentes chamaram a atenção do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, sob os princípios do Respeito, Amizade e Excelência. Por isso, em 2013, foi a “primeira Escola Brasileira Pierre de Coubertin”. Em novembro deste ano, a delegação brasileira, composta por alunos e um professor da Escola, representarão o país no 13th International Pierre de Coubertin Youth Forum, em Munique - Alemanha.

O personagem Pedrinho, símbolo da Escola, foi novamente atração do desfile, especialmente para as crianças, que não se furtaram de abraçá-lo ao longo da avenida. Os alunos dos níveis I e II também estavam presentes nas demonstrações de civismo, mesmo sendo conduzidas por um caminhão, assim como acontece em todos os desfiles de Sete de Setembro.

Outro aspecto que chamou a atenção do público foi a presença da família na Escola. Dezenas de pais fizeram questão de estar presente no desfile, demonstrando que a educação acontece quando há um comprometimento mútuo na formação entre escola e família. Ali estava presente também participantes do coral estudantil, mostrando que a música faz parte da vida escolar.

A Escola da URI também prestou uma homenagem ao Patrono da Semana da Pátria, Olírio Zardo, um dos pioneiros da fotografia em Erechim, assim como o professor Tobias Pereira Sobrinho, ambos com uma enriquecedora história traçada na cidade, de legado social, cultural e econômico. Um grupo de alunos desfilou portando equipamentos fotográficos que fizeram parte da vida profissional do homenageado. O “Vovô e a Vovó Bota Amarela” contribuíram apontando a história de Olírio Zardo nessa carreira profissional.

Não faltou também a demonstração de que o teatro, os esportes e um espaço maker também fazem parte da vida escolar na URI, contribuindo para uma formação completa, assim como o Curso Técnico em Enfermagem que tem formado centenas de profissionais que estão fazendo a diferença onde atuam em toda a região. Neste aspecto, igualmente foram divulgados os novos cursos técnicos em Eletromecânica, que teve início neste ano, e, ainda, os de Agroindústria e Segurança do Trabalho, previstos para terem início em breve.

Em suma, a Escola demonstrou, através de sua participação no desfile, a sua preocupação em desenvolver no aluno a capacidade de avaliar, de criticar, de criar e de intervir no ambiente em que vive, para que sua formação seja participativa, solidária e responsável.