Semana de Educação Física promove Fórum de políticas públicas, esporte, cultura e lazer | | URI Câmpus de Erechim

01/09/2022 - 491 exibições

Teve início na segunda-feira à noite, 29, no Auditório da URI, a XVII Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e o 1° Fórum de Políticas Públicas, Esporte, Cultura e Lazer. A programação, que se desenvolve durante esta semana, marca os 18 anos do Curso, assim como os 30 anos da Universidade.

O evento foi aberto com duas apresentações artísticas, com a presença de um grupo infantil, coordenado pela diplomada em Educação Física da Universidade, Patrícia Venturini, e o grupo “Vovós Sim, Velhas Jamais”, coordenado pela também diplomada pelo Curso de Educação Física Melizza Rizzi.

A palestra de abertura da Semana Acadêmica tratou dos Esportes Olímpicos e foi ministrada pelo atleta olímpico Darlan Romani, de forma online, juntamente com o professor Edenir Serafini. Darlan Romani, natural de Concórdia, Santa Catarina, é um atleta especializado no arremesso de peso, tendo sido campeão mundial indoor neste ano. Além disso, foi 4° colocado nos Jogos Olímpicos de 2020, 4° lugar no Mundial de 2019 e campeão Panamericano de 2019.

A Semana Acadêmica de Educação Física está sendo desenvolvida no formato híbrido com palestras online e presenciais. Na terça-feira, 30, o Professor André Lopes falou sobre o Papel do Profissional de Educação Física e, na sequência, ocorreu uma mesa redonda sobre “o olhar multiprofissional sobre a saúde pública de Erechim”, com os painelistas Éclesan Palhão, Secretária da Saúde; Flavio Zambonato, profissional de Educação Física e chefe de Departamento da Ciências da Saúde; Ana Zaions, professora do Curso de Enfermagem; a Fisioterapeuta Tânia Burin; a nutricionista Raili Segalla; a professora e odontóloga Simone Tuchtenhagen; e o Coordenador do Curso de Farmácia e farmacêutico Luís Carlos Chicota. O encontro foi mediado pela Coordenadora do Curso de Educação Física, Alessandra da Veiga.

Os painelistas relataram sobre sua atuação nas respectivas áreas e quais as principais demandas e os maiores desafios enfrentados no seu dia a dia no contato com a população, quais estratégias podem ser utilizadas para solucionar e como é o trabalho em equipe multiprofissional.

Quando o assunto é saúde, todos concordam que deve-se ter um olhar integral e que o trabalho em equipe multiprofissional deve ser desenvolvido desde a graduação e que momentos como esse devem ser realizados mais vezes para que se possa pensar mais como coletivo e, assim, desenvolver o raciocínio para solucionar os problemas na saúde e não criar problemas, conforme destacou a Secretária de Saúde.

A iniciativa deixou claro que o Curso de Educação Física da URI está cada vez mais inserido no contexto da saúde, por meio de suas diretrizes curriculares e disciplinas que trabalham as questões relacionadas à atenção primária, SUS, prevenção e promoção da saúde.

O I Fórum foi desenvolvido pelos acadêmicos da Turma 2020 como uma atividade interdisciplinar das disciplinas de Educação Física na Saúde Coletiva, Educação Física, Programas e Políticas Públicas na Saúde, Esporte, Cultura e Lazer, ministradas pelas professoras Alessandra da Veiga e Auria de Oliveira Carneiro Coldebella.