Acadêmicos de Enfermagem desenvolvem ação com gestantes | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Enfermagem desenvolvem ação com gestantes

22/08/2022 - 326 exibições

Alunos do oitavo semestre do Curso de Enfermagem da URI (turma 2019) participaram, na quinta-feira, 18, juntamente com a professora Cibele Sandri Manfredini, da primeira edição do curso de gestante da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro. Em parceria com os profissionais da UBS e do setor Materno Infantil da Secretaria Municipal de Saúde, os acadêmicos falaram para os participantes sobre “Puericultura e Cuidados com o Bebê’’.

Esta ação fez parte das atividades propostas pela disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente, que através da metodologia “aprendizagem baseada em projetos”, proporcionou a estruturação de orientações que foram transmitidas às gestantes e seus parceiros. Essa metodologia permite com que os acadêmicos trabalhem em equipe, criem estratégias, tomem decisões, busquem conhecimentos sobre o tema proposto, pratiquem habilidades de liderança, autonomia e a oratória em público.

Segundo os acadêmicos, poder compartilhar conhecimentos com as gestantes foi gratificante, já que houve uma troca de informações e problematizações. A didática que o grupo definiu para trabalhar foi a explanação de forma simples e de fácil compreensão, com a simulação de cuidados para alívio das cólicas utilizando a massagem e mudança de posição e o banho no recém-nascido. Foi ofertado aos participantes a possibilidade de realizarem a técnica, a fim de fortalecer os conhecimentos prévios e adquiridos na atividade realizada.

A professora Cibele relatou que “a parceria com a Secretaria da Saúde engrandece o aprendizado dos estudantes e é fundamental para uma formação dinâmica, competente e responsável. A metodologia de trabalho serve para ampliar as estratégias de aprendizado e fortalecer as relações da Universidade com os serviços de saúde do município”, explicou.

Para os participantes do curso, foi uma oportunidade de presenciarem alguns cuidados para com o bebê e esclarecerem dúvidas, que são recorrentes em momentos como o nascimento de uma criança. Essas ações são pertinentes para fortalecer o cuidado com a mãe, o pai e o bebê, assim como, com o contexto familiar.