Alunos de Contábeis têm encontro com Auditor Fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda | | URI Câmpus de Erechim

03/05/2022 - 526 exibições

O Delegado da Receita Estadual de Erechim, Auditor Fiscal Amauri Secco, esteve falando aos alunos do Curso de Ciências Contábeis da URI (turma 2020), da URI Erechim, sobre a atuação da Delegacia, os desafios e o planejamento das atividades até 2030.

Segundo Amauri, a Delegacia está mudando o foco de trabalho, buscando se aproximar das empresas através de um trabalho mais orientativo, visando diminuir a sonegação fiscal, promovendo uma maior justiça fiscal. Com estas ações, mais contribuintes estarão em dia com as obrigações fiscais tendo, com isso, mais segurança para desenvolver suas atividades e o Estado terá mais recursos para a prestação de serviços e para investimentos.

Ainda, segundo o Auditor Fiscal, a pandemia fez com que a Secretaria da Fazenda agilizasse várias ações e projetos que estavam sendo pensados para serem implantados em alguns anos para dias ou meses, para que os servidores pudessem continuar atendendo os contribuintes de forma adequada.

Dentre estas ações, destaca-se a implantação do trabalho remoto e dos processos eletrônicos. Com isso, os contribuintes não precisam mais se deslocar até a sede da Delegacia para buscar atendimento, pois tudo pode ser feito pela internet e as demandas respondidas via processo eletrônico.

Amauri também falou do programa da Nota Fiscal Gaúcha, que distribui prêmios a quem está cadastrado e solicita a inclusão do CPF nas notas fiscais e da importância de solicitar o documento fiscal em todas as compras, visto que o Tributo já está incluído no preço do produto. Sendo assim, se a empresa não emite a nota, o tributo incluído no preço acaba ficando com a empresa e não vai para o Estado.

Esta atividade foi desenvolvida na Disciplina de Contabilidade e Planejamento Tributário I, ministrada pelo professor Edson Kamler, como forma de aproximar os alunos da teoria estudada em sala de aula com a atividade prática desenvolvida pelo contador no mercado de trabalho.