Começa “Operação Olímpica de Páscoa” | | URI Câmpus de Erechim

Começa “Operação Olímpica de Páscoa”

31/03/2022 - 600 exibições

Páscoa é tempo de amor, de gratidão pelo que temos e por tudo que podemos ter. É tempo de alimentar o nosso coração com fé, esperança e, principalmente, solidariedade. Trata-se de um período de união, celebração e compartilhamento.

Dentro destes princípios, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (FEPEF/EO), da URI Erechim, começa a desenvolver a partir desta sexta-feira, 1º de abril, a “Operação Olímpica de Páscoa”, para demonstrar a dimensão do ensino e da extensão, num processo interdisciplinar, educativo, cultural, agregador de experiências e que promove a solidariedade entre os participantes nesta ação.

O projeto do Grupo de Estudos, que envolve estudantes e professores da Escola Básica, e acadêmicos de Educação Física, tem andamento até o dia 13, e quer arrecadar balas, chocolates ou caixas de bombom, tendo como pontos de coleta o protocolo da Universidade e Arena Set Point.

Neste ano, o resultado do projeto será revertido ao Centro Educativo Cantinho da Luz, de Erechim, que atende 50 crianças. A iniciativa deste ano abrange também as crianças do Projeto Formação Cidadã, desenvolvido pela Randon Triel HT e URI Erechim, que estão participando da confecção de pandorgas para o Festival a ser realizado na Vila Olímpica da Universidade, nos dias 12 e 13 de abril, pela manhã, quando acontece também a visita do Coelho e caça ao ninho.

A oficina de produção das pandorgas, também conhecida por pipa, arraia ou papagaio, está sendo desenvolvida pelos acadêmicos integrantes do projeto, Cailane da Cruz Beatrici, Diogo Augusto Dallazen e Larissa Tressi, juntamente com os acadêmicos voluntários Bernardo Szura Biazi e Matheus Klein. Os exemplares construídos serão utilizados na tentativa de executar o melhor voo e a melhor manobra. Tudo isso, dentro dos valores olímpicos, que são o respeito, a amizade e a excelência.

De acordo com a diretriz curricular de Educação Física, a pandorga insere-se dentro da abordagem teórico-metodológica, onde indica a possibilidade de vivência e confecção de brinquedos, jogos e brincadeiras com ou sem materiais alternativos.

Para os Professores José Luis “Nino” Dalla Costa (Curso de Educação Física) e Jorge Reppold Marinho (Curso de Ciências Biológicas), “o projeto promove ações de formação humana por meio de oficinas de atividades esportivas, culturais, educação ambiental, matemática, nutrição e psicologia, voltadas para crianças e jovens com idade entre 06 e 11 anos, contribuindo, assim, com um processo socioeducativo transformador do indivíduo e, ainda, promove e estimula o desenvolvimento sustentável da comunidade onde estão inseridos, integrando empresa e Universidade”.

Além disso, a programação reserva, ainda, a apresentação do URI Esportes, Rock, Show, especial de Páscoa, a ser exibido no dia 13 de abril, às 12h15min, pelo canal do YouTube da URI Erechim