Curso de Enfermagem promove acolhimento de calouros e familiares | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Enfermagem promove acolhimento de calouros e familiares

23/03/2022 - 570 exibições

Os primeiros dias na Universidade precisam ser lembrados de forma muito positiva, pois eles são, muitas vezes, decisivos na continuidade da graduação. Pensando desta forma, o Curso de Enfermagem da URI Erechim se esmerou para proporcionar um momento inesquecível aos novos acadêmicos.

Na noite de quinta-feira, 17, o Curso promoveu um encontro para o apadrinhamento dos calouros, atividade essa que faz parte do projeto desenvolvido anualmente. No entanto, nos dois últimos anos, os calouros vinham sendo recepcionados de forma virtual.

Por isso, a turma de Enfermagem 2021 e a coordenação do Curso organizaram a atividade que objetivou indicar um padrinho da turma 2021 para cada novo estudante da turma 2022, promovendo um ambiente favorável e uma melhor adaptação e acolhida ao ambiente universitário. A inovação deste ano foi a presença dos familiares dos calouros, que foram convidados a fim de que pudessem acompanhar esse ritual de entrada na universidade.

Além disso, houve um momento de apresentação da coordenação do curso e dos seus professores que falaram sobre a profissão, além das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizados durante a graduação.

A vivência acadêmica engloba a percepção acerca do ambiente universitário como um todo, o contato com as disciplinas, colegas, veteranos, professores e com as políticas de ação em seus diferentes espaços. Portanto, a adaptação dos calouros à universidade depende de um conjunto de aspectos que faz com que eles e suas famílias se sintam pertencentes ao curso e à instituição.

Além disso, são as experiências iniciais que são determinantes para os níveis de sucesso e satisfação acadêmica. Deste modo, as instituições de Ensino Superior têm um papel essencial neste primeiro contato entre o estudante e o ambiente acadêmico, a partir do acolhimento, auxiliando e buscando alternativas para se obter sucesso nesta adaptação.

Para a coordenadora do curso, professora Angela Maria Brustolin, “o ingresso na vida universitária é um momento marcante para os estudantes, especialmente considerando que muitos destes entram na Universidade ainda muito jovens. A forma como os estudantes e seus familiares ou responsáveis são recepcionados no ambiente universitário, bem como sua interação com os que já frequentam este ambiente, pode ser um fator decisivo no sentido de iniciar este novo processo de formação, pessoal e profissional, de forma mais eficiente e bem-sucedida”, justificou a coordenadora.