URI Erechim

Centro de Línguas

Centro de Línguas URI: um diferencial para a vida | | URI Câmpus de Erechim

Centro de Línguas URI: um diferencial para a vida

28/12/2018 - 751 exibições
   

Falar inglês não é mais apenas um diferencial: é uma necessidade. E não apenas para o mercado de trabalho, mas também para relacionamentos pessoais e profissionais, em um mundo cada vez mais globalizado e conectado. Por esta razão, a URI Erechim oferece, há 18 anos, o ensino da língua inglesa profissional através do Centro de Línguas URI.
De acordo com o Coordenador, professor Paulo Molossi, a ideia inicial era oferecer um ensino de inglês de qualidade aos alunos da Escola Básica, da Universidade, bem como para a comunidade em geral, com uma metodologia diferenciada, prazerosa e com profissionais qualificados. Com o passar dos anos, a proposta se consolidou e o projeto ficou ainda maior. “Hoje fazemos parte do programa Cambridge University Press Educational Partner, que é um programa destinado a Escolas de Inglês que recebem acompanhamento pedagógico da Cambridge University Press, reconhecida como a primeira editora do mundo”, explica.
No ano de 2015, juntamente com este programa, o Centro de Línguas passou a implantar o ensino da língua inglesa para todos os alunos da Escola Básica, utilizando as dependências e metodologia dentro dos turnos de aula regulares. “Assim, juntamente com a direção da Escola Básica e com os assessores pedagógicos da Cambridge, iniciamos o trabalho com os alunos do 1º ano do Fundamental I e com os alunos do 6º ano do Fundamental II, por serem considerados portas de entrada no aprendizado da língua inglesa, no que diz respeito a faixa etária e série escolar. Desta forma, o ensino fundamental I passou a ter 2 horas semanais de inglês e o ensino fundamental II 3 horas semanais”, explica o professor Paulo.
Neste ano de 2018 já fazem parte do programa os alunos do 1º ao 4º ano e do 6º ao 9º ano da Escola Básica. Deste modo, quando estes alunos estiverem no final do 2º ano do Ensino Médio, também estarão concluindo o Curso de Inglês no Centro de Línguas, estando aptos a prestarem exames internacionais, se assim desejarem.
“Estamos muito felizes, pois tudo está correndo dentro do que nos propomos como equipe. Os resultados estão sendo surpreendentes. Só para ressaltar e lembrar, continuamos com nossas aulas para a comunidade em geral com turmas para crianças, adolescentes e adultos. Também a modalidade de turmas fechadas e aulas one-to-one”, salienta o professor.
Com todas estas mudanças e também com este número crescente de alunos, o espaço físico também precisou ser readequado. Por esta razão, no início de 2018, foi feita uma grande ampliação da estrutura, de modo a atender ainda mais às demandas dos alunos. “As instalações físicas adequadas e o bem-estar são importantes para que todos se motivem a trabalhar e estudar, mas isto deve estar emparelhado sempre com nosso principal objetivo que é o ensino da língua inglesa com qualidade. Quero destacar aqui o empenho, dedicação e entusiasmo de nossos professores que estão sempre buscando aperfeiçoamento para sua prática pedagógica diária, a fim de obtermos bons resultados”, enaltece o professor Paulo.
Dentro da prática pedagógica e metodologia adotadas pelo Centro de Línguas, além do desenvolvimento das habilidades já conhecidas, também são abordadas as habilidades e competências do século XXI, ou seja, o pensar criativo, resolução de problemas, análise crítica e comunicação sob diferentes pontos de vista. “A partir desta proposta, procuramos ajudar o aluno a desenvolver uma mentalidade positiva sobre o mundo em que está inserido, e que está cada vez mais complexo. Baseados nesta abordagem, também buscamos formar estudantes bilíngues, que é o que o mundo pede”, frisa.
E o professor destaca que as conquistas são ainda maiores. “A partir de todo este trabalho, que não é fácil, mas que é compensador, neste meio tempo, através da colaboração do nosso professor Márcio Fontana, passamos a ser um Centro Examinador do SAT, que é um dos exames americanos para entrada na universidade e, com empenho do time Centro de Línguas estamos trabalhando para estabelecermos em nossa Escola a cultura dos exames internacionais e fazer parte do Cambridge Assessment English, a parte das certificações internacionais oferecidas pela Cambridge e que é reconhecida em mais de 23.000 instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais”, encerra.
O Centro de Línguas oferece aulas de inglês para toda a comunidade e retorna às suas atividades normais em fevereiro.