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Semana Acadêmica de Medicina destaca a comunicação, propósito e sucesso profissional | | URI Câmpus de Erechim

Semana Acadêmica de Medicina destaca a comunicação, propósito e sucesso profissional

02/10/2025 - 82 exibições
   

A terceira noite da Semana Acadêmica do Curso de Medicina da URI (SAMURI) foi marcada por reflexões sobre a comunicação, a oratória e a construção de carreira. 

A primeira palestra foi conduzida por Maria Isabela Gabeloto Vieira, advogada e mentora em comunicação, fundadora da Bela Oratória. Em sua fala, ela ressaltou a importância da oratória para o exercício da medicina: “Saber falar, se fazer ouvir e transmitir claramente, firmeza e empatia é essencial para conquistarmos a confiança de pacientes, colegas de equipe e da sociedade”. Para a palestrante, comunicar bem não é um talento inato, mas uma habilidade a ser desenvolvida: “Ensinar que comunicar-se bem não é dom, mas habilidade que pode e deve ser desenvolvida”.

Ela chamou atenção para a autoconfiança como base do processo: “Na medicina, a confiança salva vidas. Na oratória, a confiança dá vida às palavras”. Em sua avaliação, superar a timidez e o medo do julgamento é possível com prática e consciência: “Timidez não é traço de personalidade. É um trabalho de segurança”.

Entre as técnicas apresentadas, Maria Isabela abordou o uso adequado da voz, das pausas e da compostura. “Pessoas de confiança falam com mais pausas” e “compostura é muito mais do que uma postura ereta. Tem a ver com comportamento”. Ela também lembrou da importância da presença digital dos médicos como parte da responsabilidade social: “Metade dos brasileiros procuram sobre saúde na rede, TikTok, Instagram, a gente não tem mais como negar essa realidade. Não estar presente em vídeo compartilhando conhecimento é abrir espaço para desinformação ocupar esse lugar”.

A palestrante concluiu reforçando a necessidade de humanização no atendimento: “Nunca tratar o paciente como mais um caso. A comunicação, a linguagem acessível, olhar sempre nos olhos, isso é muito importante. E sempre tratar cada paciente como algo único”.

Na sequência, o administrador e especialista em gestão de carreira médica, Olivo Tiago Giotto, apresentou a palestra “Dinheiro e propósito: Como ter êxito na Medicina?”. Ele iniciou convidando os acadêmicos à reflexão: “Nesta palestra, vamos refletir sobre como unir propósito e sustentabilidade. Ter sucesso na medicina é mais do que conquistar estabilidade. É viver a profissão com plenitude, respeitando nossos valores e confirmando que prosperar financeiramente também é parte de uma carreira ética e responsável”.

Segundo Giotto, além da formação técnica, a gestão da vida profissional e financeira deve ser considerada desde cedo: “ Além do conhecimento científico, existe um aspecto fundamental da carreira que muitas vezes é deixado em segundo plano: a gestão da vida profissional e financeira”.

A base de sua apresentação girou em torno de quatro pilares: autoconhecimento, planejamento estratégico, gestão e marketing pessoal. Ele utilizou uma analogia com quatro perfis neurológicos, de acordo com uma metáfora da neurociência – o Gato, voltado ao relacionamento; a Águia, ligada à inovação; o Lobo, atento a detalhes; e o Tubarão, orientado a resultados rápidos. “O autoconhecimento é uma fonte importante de reflexão pra gente saber qual é o perfil pré-disposto que eu já tenho para trabalhar dentro da área da medicina”, observou.

O palestrante ressaltou a necessidade de visão de longo prazo, incluindo planejamento para aposentadoria e reinvestimento contínuo. Também abordou os impactos da tecnologia e do empreendedorismo na prática médica: “Estamos num momento em que a tecnologia vai trazer muito desafio, mas também muita oportunidade. A inteligência artificial é uma ameaça, mas também é uma oportunidade”. Sobre a telemedicina, avaliou: “Ela rompe o fator geográfico, abre bastante oportunidade para quem se destaca numa área”.

Outro ponto trabalhado por Giotto foi o papel do médico como líder e referência: “A liderança hoje é fundamental desde a sala de cirurgia, do consultório e da vida acadêmica”. Ele ainda chamou a atenção para o marketing pessoal e a reputação: “O que é compartilhado na rede social tem um peso muito grande. O que a gente faz na vida privada tem impacto em nossa atuação profissional”.

 

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