Estudantes do segundo semestre do Curso de Enfermagem da URI realizaram, em setembro, oficinas e rodas de conversa com diferentes grupos da comunidade no Cantinho da Luz, abordando temas de prevenção e promoção da saúde. As iniciativas fizeram parte das atividades de extensão por meio da disciplina Projeto Integrador na Comunidade I.
As ações tiveram o apoio da Coordenadora do Curso, professora Angela Brustolin, com orientação dos docentes responsáveis pela disciplina, Paula Dallagnol e Deived Levinski.
As intervenções ocorreram nos turnos da manhã e da tarde e contaram com metodologias como aulas, oficinas e rodas de conversa, sempre valorizando a troca de saberes. O trabalho teve como foco aproximar a Universidade das demandas sociais, promovendo a integração entre teoria e prática.
A instituição oferece apoio para diversos grupos sociais os quais participaram das atividades. Com o grupo de idosas, foram discutidos temas relacionados à hipertensão e diabetes, incentivando práticas de autocuidado. O grupo de mães participou de uma oficina de primeiros socorros e cuidados com higiene, com orientações para situações de emergência em que leigos podem praticar e cuidados diários. Já os adolescentes receberam informações sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Tabagismo, além de se unirem às crianças em uma roda de conversa sobre uso de telas e o consumo de energéticos. A programação foi concluída com uma oficina sobre sentimentos destinada às crianças, estimulando reflexões sobre emoções e bem-estar.
A experiência contemplou a elaboração de um projeto executando todas as etapas desde a estruturação teórica, planejamento e execução das atividades, permitindo que os futuros enfermeiros aplicassem seus conhecimentos em situações reais. Participaram da ação os estudantes Amanda De Lima Marques Dos Santos, Ariane Gabriela Batista Corrêa, Arison Joel Dalegrave, Blenda Monique Cardoso Rodrigues, Bruna Rampazo, Carolina Taborda Zarate, Eduarda Fátima Tavares, Elisa Regina Mathiack, Eva Priscila Martins Do Amaral, Gabriele Claro Ferreira Mattos, Ingrid Rayssa Rodrigues Gonçalves, Isabelly De Oliveira Seibe, João Gabriel Soro Terres, Josifer Alisson Mosna, Juliana Giasson Karlinski, Kauany Vitória Fernandes Vieira Pertile, Leticia Cristine Pereira Da Silva Abreu, Maike Menegatti Alves, Maria Eduarda Klebowski De Oliveira, Priscila Santolin, Simone Carvalho, Tanaise Debona Gondorek, Thamis Vivian Dos Santos e Vivian Lara Fiorini.
O resultado foi avaliado como extremamente positivo, reforçando o papel da universidade como agente transformador e a relevância da extensão universitária para a formação integral em saúde.