Acadêmicos do 10º semestre do Curso de Enfermagem da URI receberam, nos dias 09 e 16 de setembro, a Enfermeira Mariane Rigon, da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, para discutir sobre os indicadores de cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Os encontros foram acompanhados pelos professores da disciplina de Estágio Supervisionado em Enfermagem II, Marciane Kessler, Rafael Narzetti e Alessandra Suptitz Carneiro.
Lançados em maio deste ano, os novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da APS, servirão como referência para o monitoramento das ações ofertadas pelas equipes nos territórios. Além disso, fazem parte do incentivo financeiro de melhoria contínua do cuidado, pois induzem os profissionais de saúde às boas práticas.
A Enfermeira Mariane destacou que, ao todo, são 15 indicadores organizados em três blocos: Equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária; Equipes Multiprofissionais; e Equipes de Saúde Bucal. O modelo considera o desempenho das equipes e a oferta efetiva de ações e serviços como critérios para a definição do valor mensal repassado aos municípios. A mensuração levará em conta os resultados alcançados em cada indicador, envolvendo todos os membros da equipe na oferta do cuidado integral à população.
Algumas das boas práticas a serem desenvolvidas pelas equipes são: ações interprofissionais realizadas pela equipe multiprofissional; média de atendimentos; acesso à APS; cuidado da pessoa com diabetes, hipertensão, gestante e puerpério; prevenção do câncer; cuidado da pessoa idosa e no desenvolvimento infantil; e ações de saúde bucal.
Na prática, o desenvolvimento desses indicadores vai apoiar e orientar profissionais e gestores na compreensão do padrão esperado do cuidado a ser ofertado pelas equipes. Ainda, permitirá identificar melhor as lacunas nas ações ofertadas e, consequentemente, avançar no planejamento e na qualificação dos serviços prestados nos territórios. Por isso, proporcionar esse momento de reflexão e troca entre os acadêmicos que estão prestes à entrar no mercado de trabalho e os profissionais da ponta, expressa o compromisso do curso em ofertar uma formação sólida e amparada nas melhores práticas de cuidado.