Atleta Maria Frare, da Escola de Karatê Onna Bugeisha, de Erechim, e acadêmica do Curso de Educação Física da URI, foi campeã brasileira com a seleção gaúcha no campeonato brasileiro de Karatê tradicional, realizado nos dias 6 e 7 de setembro, em Teresópolis, Rio de Janeiro.
A atleta obteve quatro medalhas: ouro no kumitê (luta) individual; bronze no kumitê por equipe; bronze em kata em equipe; e bronze no fukugo.
O Campeonato Brasileiro, considerado um dos torneios mais prestigiados do calendário do karatê tradicional, reuniu competidores de diversos estados em provas que vão além do aspecto esportivo, valorizando também os princípios filosóficos e educacionais do karatê.
Maria é aluna da Sensi Cristiane Babinski, diplomada pelo Curso de Educação Física da Universidade, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Erechim, Secretaria de Esportes, Cultura e Economia Criativa, Dankana Kimonos, Federação Sul Rio-Grandense de Karatê Tradicional, Espaço Raquel e do Curso de Educação Física da URI.
Para o Coordenador do Curso de Educação Física, Flávio Zambonato, “é gratificante ver o sucesso e desempenho dos nossos diplomados atuando no mercado de trabalho e desenvolvendo o esporte com tanta maestria, bem como, ver nossos acadêmicos brilhando e buscando destaque em competições tão importantes como essa”.