URI Erechim

Notícias Gerais

Congresso abre com debate sobre conexões sustentáveis e aplicação da IA | | URI Câmpus de Erechim

Congresso abre com debate sobre conexões sustentáveis e aplicação da IA

04/09/2025 - 55 exibições
   

Teve início na noite de quarta-feira, 03, no Salão de Atos, o Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (CITECS 2025), organizado pelos cursos de Engenharia da URI. Tendo como tema “Conexões Sustentáveis, Inovação que transforma o mundo”, o Congresso propõe reflexão sobre integração, desenvolvimento colaborativo e aplicação da inovação, tecnologia e sustentabilidade em benefício da comunidade e do ambiente.
O evento conta com apoio dos programas de pós-graduação da URI Erechim e do Centro de Inovação Uritech, com coordenação de Cássio Luciano Baratieri, Cristina Vitorino da Silva e Suelen Cristina Vanzetto. A proposta envolveu reunir diferentes áreas do conhecimento, setores da sociedade e gerações para explorar soluções inovadoras frente a desafios regionais.
A programação teve início com a palestra “Inteligência Ambiental 5.0 – Dados + IA e a Próxima Geração de Soluções Sustentáveis”, ministrada pelo professor José Mario Vicensi Grzybowski (UFFS), que abordou o papel da inteligência artificial no acesso ao conhecimento e na geração de respostas rápidas para problemas complexos. Ele contextualizou a urgência ambiental diante de eventos extremos, desastres e mudanças climáticas, mencionando soluções que combinam planejamento urbano, preservação de ecossistemas, novos materiais e educação.
O professor apresentou exemplos de aplicações de IA, incluindo monitoramento do desmatamento na Amazônia, sistemas de previsão de enchentes, criação de gêmeos digitais para projetos urbanos e identificação de áreas suscetíveis a deslizamentos de terra. “A IA pode identificar áreas suscetíveis a deslizamentos de terra com maior precisão do que os métodos tradicionais”, afirmou.
A seguir, aconteceu uma mesa-redonda, mediada pelo professor Cassio Baratieri, sobre “Conexões para a Inovação Sustentável – A Quádrupla Hélice em Ação”, que contou com representantes da universidade, do setor produtivo, do governo municipal e da sociedade civil.
O Secretário de Meio Ambiente de Erechim, Cristiano Moreira, citou iniciativas voltadas à construção de cidades mais sustentáveis, incluindo a criação de novos parques e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, que incentiva a preservação de rios, nascentes e solos.
No setor empresarial, Rafael Pazza, gerente técnico da Cercena, apresentou ações de economia circular da empresa, com 98% dos resíduos de areia reutilizados ou reciclados, e mencionou o desafio de atrair jovens para o ambiente de fundição, o que motiva a adoção de automação.
Daiana Marcon, do Grupo Vega, mencionou práticas de sustentabilidade integradas à produção de sementes e ao comitê ESG da empresa, além da utilização de tecnologias avançadas no beneficiamento de mais de 40 cultivares.
Já Alessandro Emílio Valmórbida, da Construtora Viero, abordou oportunidades da IA na gestão, orçamento e design na construção civil, apontando a necessidade de conciliar tecnologia e mão de obra qualificada.
Na área da saúde, Alessandra Sonda, da Unimed Erechim, apresentou a implementação de seis tecnologias de IA em 60 dias, voltadas à experiência do paciente, segurança da informação e suporte médico, com impacto na eficiência e na qualidade do atendimento.

 

Ver mais notícias