Estudantes do Curso de Fisioterapia da URI participaram na quinta-feira, dia 25 de agosto, no Auditório, de uma palestra especial sobre a importância da doação de órgãos, atividade vinculada ao Núcleo de Estudos em Fisioterapia.
A iniciativa foi conduzida por profissionais do grupo responsável pela captação de órgãos do hospital de Caridade de Erechim, composto pela Psicóloga Carina Balvedi Leandro e as enfermeiras Mirian Sbardeloto e Caroline Dall’Agnol que compartilharam informações sobre o processo, desafios e o impacto transformador desse ato de solidariedade. O encontro teve como objetivo sensibilizar futuros profissionais da saúde para a relevância do tema, reforçando que a decisão de doar pode salvar múltiplas vidas.
Durante a apresentação, foram discutidos aspectos legais, éticos e práticos da doação, além de dados sobre a fila de espera por transplantes no Brasil. De acordo com os organizadores, a presença de acadêmicos é fundamental para que a conscientização seja multiplicada uma vez que ao levar esse conhecimento aos estudantes, ampliamos a rede de informação correta, incentivando que eles se tornem agentes de conscientização na comunidade, o que também foi reafirmado pelos profissionais do grupo de captação.
A atividade despertou reflexões sobre o papel do fisioterapeuta no cuidado de pacientes em diferentes contextos de saúde e ressaltou a importância da empatia, humanização e solidariedade no exercício da profissão.